Significado de Bel-prazer

O que é Bel-prazer

Bel-prazer é uma palavra que pode ser identificada como sinônimo de vontade própria, é usada para designar a atitude daquele que faz algo por que quer fazer, por que tem vontade, por que tem prazer em fazer, sem contudo se importar com as consequências de seus atos.

O termo bel-prazer se liga a ideia de livre arbítrio e das escolhas que faz uma pessoa de forma individual. Pode designar o prazer que sente o egoísta com o seu comportamento, a felicidade que sente em agir conforme seu próprio interesse e disso conquistar algum benefício.

Assim, a expressão bel-prazer pode ser dita da sensação que tem a pessoa que não mede as consequências do seus atos em relação ao que ela pode trazer de prejuízo aos outros, que só calcula os seus atos de acordo com os benefício que eles trarão a si mesmo. Bel-prazer é o prazer do egocêntrico, a felicidade do individualista, daquele que age pra si ou por capricho.

A palavra bel-prazer está entre aquelas que não sofreram alteração em sua grafia com o novo acordo ortográfico da língua portuguesa. E assim sua escrita correta permanece sendo a forma separada por um hífen.

Entre as palavras que podem ser conectadas a ideia de bel-prazer ou consideradas sinônimos dessa podemos enumerar algumas tais como:desejo, almejo, apetite, deliberação, querer, avidez, gana, luxúria, fome, apetite, tentação, intenção, sede, fervor, ganho, intento, conveniência, proveito, vantagem, ambição, pretensão, arbítrio, mando, agrado, disposição, alvedrio, comando, autoridade, entendimento, tenência, teimosia, presunção, ditame, voluntariedade entre outras.

 

O significado de Bel-prazer está na categoria Significados