Significado de Believe

O que é Believe

Believe é uma palavra de origem inglesa e significa acreditar ou ter a confiança na existência ou na verdade de alguma coisa ou mesmo em uma pessoa e, por ser de caráter subjetivo, nem sempre há a comprovação dessa crença.

Um exemplo para a utilização desse termo é a seguinte frase “I believe in the human capacity to reinvent itself” (Eu acredito na capacidade humana de se reinventar) ou também em sentido negativo “I do not believe in miracles” (Eu não acredito em milagres).

Há ainda a utilização do termo para se referir a suposições, observações ou mesmo intuições como, por exemplo, “I believe you will change your mind tomorrow” (Eu acredito que amanhã você vai mudar de ideia).

Believe é muito mencionada em expressões famosas e versos de músicas. É comum encontrar frases como esta: “Believe in yourself” (Acredito em você mesmo) bastante empregada para motivar as pessoas a lutarem pelos seus sonhos. Por isso, é comum ouvi-la ou mesmo ler em palestras, vídeos e textos de cunho psicológico ou religioso.

Já a frase “Believe in me” (Acredite em mim) é um pedido de confiança que uma pessoa faz a outra com o intuito de poder mostrar o quanto pode fazer por alguém ou mesmo alguma causa.

Outra expressão bastante usual é “Make-believe” (traduzido como faz-de-conta ou mentirinha) e é empregado para se falar de contos, fantasias ou outras referências à imaginação. Quando o seu uso é empregado fora do universo infantil, pode ser compreendido como mentira, ilusão ou farsa.

Em 1998, a cantora e atriz norte-americana Cher lançou a música “Believe” que fala sobre a crença no amor. A canção foi um grande hit e é considerada a 7ª maior de todos os tempos e com a qual Cher ganhou um Grammy. A música ficou conhecida e famosa no Brasil ao fazer parte da trilha sonora internacional da novela Suave Veneno exibida pela Rede Globo.

Believe é a música título do terceiro CD do cantor canadense Justin Bieber. O seu lançamento foi em junho de 2012, pela gravadora Island Def Jam, RBMG. A música fala de uma pessoa que acreditou nele mesmo, nos momentos mais difíceis e ele se pergunta onde estaria agora se ela não tivesse acreditado nele.

Já no ano seguinte, Bieber lançou um documentário intitulado “Justin Bieber's Believe", o qual mostra os bastidores da turnê de “Believe” e algumas particularidades da vida do cantor em sua trajetória de sucesso.

O termo também está presente na música “If You'd Only Believe” (Se Você Apenas Acreditasse) de Michael Jackson. Juntamente com o beLIEve que é um trocadilho utilizado pelos seus fãs (junção de believe com lie, cujo significado é mentira) para acreditarem que Michael não morreu e o que aconteceu foi somente um espetáculo midiático.

O significado de Believe está na categoria Significados