Significado de Bemol

O que é Bemol

Bemol é um sinal gráfico musical que indica que uma nota está um meio tom mais baixo na escala e também indica a qualidade dessa nota no instrumento musical.

Existem 7 notas musicais básicas dó, ré, mi, fá, só, lá e si, entretanto, entre elas existem ainda outras notas, chamadas de semitons ou meio tons, que no piano equivalem às teclas pretas e que totalizam mais 5 notas. Assim, podemos dizer que a escala musical ocidental completa tem 12 notas.

Para representar as notas que estão fora do conjunto das 7 básicas, nós usamos os nomes sustenido e bemol. O sustenido é usado para indicar que um nota é meio tom mais alta, por exemplo, o dó sustenido significa que estamos falando de uma nota que é meio tom mais alta do que dó. Já o bemol indica que uma nota é meio tom mais baixa, assim, por exemplo, o ré bemol é uma nota meio tom mais baixa do que o ré.

Tanto o bemol como o sustenido são convenções usadas na linguagem musical durante séculos, e por vezes confundem um pouco os aspirantes à algum instrumento, mas com o tempo o seu uso torna-se simples e básico para o instrumentista na execução de qualquer música.

Muito da confusão se deve ao fato de que é indiferente usar o nome bemol ou sustenido para se referir a determinadas notas, pois serão equivalentes. Esse é o caso do dó sustenido e do ré bemol, que são exatamente as mesmas notas.

O significado de Bemol está na categoria Significados