Significado de Bens de Capital

O que é Bens de Capital

Bens de Capital são chamados a todos os bens materiais que necessitam de uma empresa para que possam produzir bens e serviços. São os bens necessários para a produção dos bens que gerarão os lucros para a empresa.

Uma indústria necessita de ferramentas, máquinas, veículos, equipamentos, instalações, fábricas, utensílios, e toda uma gama de bens imprescindíveis para o desenvolvimento de suas funções e atividades, esses são os bens de capital, também conhecidos como bens de produção.

Entre as maiores empresas produtoras de bens de capital hoje no Brasil estão nomes como a Weg Equipamentos de Jaraguá do Sul/SC, a Alstom Elec de São Paulo/SP, a empresa ABB de Osasco/SP, a Usiminas Mecânica de Belo Horizonte/MG, a Atlas Schindler de São Paulo/SP entre muitas outras. Entre os países que mais se destacam na produção de bens de capital temos a China, os Estados Unidos e a Alemanha.

Bens de Consumo e Bens de Capital

No ramo industrial podemos então identificar dois tipos diferentes de bens envolvidos em seus processos, os bens de consumo e bens de capital.

Os bons de consumo são aqueles a que se destinam as indústrias, são a sua razão de existir. Os bens de consumo são aqueles criados para satisfazer as necessidades dos consumidores ou suprir demandas de mercado.

Entre os bens de consumo, podemos citar com exemplo, DVDs, televisões, computadores, alimentos, eletrodomésticos, móveis, roupas, brinquedos, matérias de construção e uma infinidade de bens que fazem parte de nosso cotidiano. Esses bens ainda podem ser classificados como duráveis e não duráveis e mesmo alguns serviços são considerados bens de consumo.

Já os bens de capital ou de produção são fixos, pertencem a empresa e são usados por esta para produzir os seus produtos, fazem parte do investimento necessário para produzir os lucros e por isso são considerados parte do capital da empresa.

Contudo, se uma pessoa compra um carro, por exemplo, essa estará adquirindo um bem de consumo, mas o mesmo carro comprado por uma empresa será um bem de capital, pois este será utilizado para fins de produção, para agilizar processos e gerar lucro.

 

 

O significado de Bens de Capital está na categoria Significados