Significado de Biodiversidade

O que é Biodiversidade

Biodiversidade é a grande variedade de formas de vida, como as diferentes espécies de plantas, vegetais e animais, e isso inclui ecossistemas terrestres e aquáticos, e também os fungos e micro-organismos.

A palavra biodiversidade é a união do radical grego “bio”, que significa "vida" e da palavra “diversidade”, que é sinônimo de variedade, englobando todos os tipos de organismos vivos.

Estima-se que existam entre 10 e 50 milhões de espécies de animais e vegetais no planeta Terra, mas apenas 1,5 milhão dessas espécies receberam nome e classificação dos cientistas.

O Brasil é grande destaque em relação à biodiversidade, ao passo que cerca de 20% de todas as espécies de animais, plantas, vegetais e outros organismos vivos de todo mundo se encontram no país.

Ameaça à Biodiversidade

As principais ameaças à biodiversidade é a poluição, o uso excessivo de recursos naturais e a expansão urbana e industrial, como por exemplo, a derrubada de árvores para a exploração de madeira ou construção de cidades, a queimada das matas e o uso de agrotóxicos.

Especialistas estimam que se a degradação dos ecossistemas continuar na velocidade atual, nos próximos 30 anos cerca de 5% a 10% das espécies que habitam as florestas tropicais podem estar extintas. Isso significa que grande parte da biodiversidade será perdida para sempre, caso os danos não sejam desacelerados.

A maioria dos danos provocados à biodiversidade não podem ser revertidos, mas existem maneiras de diminuir a poluição do ar, das águas e dos solos que matam diferentes espécies de animais, plantas e outros organismos vivos aos poucos, que são práticas sustentáveis.

Essas práticas podem ser aplicadas por indivíduos e empresas, como reaproveitar itens já utilizados, como móveis e roupas, para diminuir a produção de lixo.

Outras formas de diminuir o lixo são eliminando embalagens, utilizando sacolas de pano ao invés de sacolas plásticas e utensílios que podem ser lavados e reutilizados no lugar dos descartáveis.

Até o que é considerado "lixo", pode ser utilizado como matéria prima para artesanatos, decorações, móveis e até em construções.

O significado de Biodiversidade está na categoria Significados