Significado de Biologia

O que é Biologia

Biologia é a ciência que estuda os seres vivos e suas leis orgânicas, formada pelas palavras "bios", que significa "vida" e "logos", que significa "estudo", portanto, o "estudo da vida".

A quantidade de organismos vivos existentes é extremamente imensa e procura-se classificá-los de acordo com o número de células (unicelulares ou multicelulares), pelo tipo de nutrição e pela organização celular (procariontes ou eucariontes), separando-os em reinos, que são os cinco citados abaixo.

Reino Monera: Inclui todos os organismos vivos que possuem células sem núcleo individual, unicelulares e procariontes, como por exemplo, bactérias e algas.

Reino Protista: Inclui os organismos com um núcleo celular rodeado por uma membrana, também chamado de eucariontes e são unicelulares, como por exemplo, protozoários e algas unicelulares.

Reino Fungi: Inclui os organismos eucariotas e heterótrofos, que significa que não sintetizam o próprio alimento. É um grupo composto por micro-organismos, como fungos, leveduras, cogumelos e mofos.

Reino Plantae: Esse é um dos maiores grupos de seres vivos do planeta, com mais de 400 mil espécies e inclui pluricelulares, eucariontes e autótrofos, como ervas, arbustos, árvores e plantas.

Reino Animalia: É composto pelos seres pluricelulares, eucariontes e heterotróficos, que possuem tecido nervoso, o que engloba todos os animais.

A Biologia ainda possui subdivisões para se aprofundar no estudo de outros aspectos dos seres vivos, como é o caso da Biologia Celular e Molecular, Biologia Evolutiva, Ecologia, Zoologia, Anatomia, Genética, Botânica e Histologia.

O significado de Biologia está na categoria Significados