Significado de Bodas de Ouro

O que é Bodas de Ouro

Bodas de Ouro é a comemoração matrimonial que celebra os 50 anos da união do casal.

As bodas são comemoradas de tempos em tempos em um casamento civil ou religiosos e recebem o nome de algo precioso, como por exemplo, pedras, árvores e minerais, que carregam também um significado distinto.

Esse nome tem origem no latim "vota", que significa "promessa" e representa cada nova etapa na vida do casal. A tradição de celebrar as bodas surgiu na Alemanha, quando pequenos povoados comemoravam os 25 anos da união de um casal, presenteando-os com uma coroa de prata e o mesmo ocorria quando chegavam aos 50 anos, só que dessa vez com uma coroa de ouro.

Com o passar do tempo, criaram outros estágios para a celebração, incluindo novos materiais, sendo que quanto mais tempo de união, maior importância tem o material que o simboliza. Atualmente também se comemora os meses e anos de um namoro, mas como não há uma lista oficial para esse caso, pode-se encontrar divergência entre o nome dos materiais.

O ouro que simboliza os 50 anos de um casamento é um metal precioso produzido na natureza por meio da colisão de duas estrelas de nêutrons, que são corpos celestes. Tal material é um dos mais belos e mais valiosos que existem no mundo, muito utilizado para compor as alianças de casamento e também um grande símbolo de fartura e riqueza.

E ele foi escolhido para nomear as Bodas de Ouro, ao passo que simboliza a nobreza da união do casal, que apesar de todos os anos de convivência e transformação na vida e na aparência de ambos, a relação se mantém forte.

Para a comemoração das Bodas de Ouro, geralmente o casal retorna à Igreja para celebrar a união e renovar os votos que fizeram no dia do seu casamento e, na maioria dos casos, eles também trocam novas alianças para serem usadas com as antigas ou até substituí-las. Nessa ocasião, também é organizada uma festa para reunir familiares e amigos que aprovam a união do casal.

O significado de Bodas de Ouro está na categoria Significados