Significado de Bode Expiatório

O que é Bode Expiatório

Bode Expiatório é uma expressão muito utilizada para dizer que uma pessoa carrega toda a culpa, mesmo que não tenha realizado nada para isso ou que sua participação no problema seja pequena, mas que como outros envolvidos não são acusados ela suporta todo o peso e suas consequências.

O que é Bode Expiatório?

Significa dizer que uma pessoa, por ser acusada de um delito que não cometeu, não tem provas para comprovar a sua inocência ainda que não tenha participação direta no problema envolvido. Desta forma, dizer que “fulano é o bode expiatório” é o mesmo que dizer que “fulano carrega a culpa do que não fez”.

Expiatório

É um adjetivo que se refere ao mesmo que deve expiar, ou seja, sofrer e/ou cumprir a pena de um delito.

Expiação

É a ação que uma pessoa tem de expiar, aguentar o castigo, cumprir a penitência e fazer preces e orações para pedir aos deuses que aplaquem seus sofrimentos.

Origem da Expressão

Ainda que seja amplamente utilizada nos mais diversos lugares e setores da sociedade, a origem do termo remonta a Bíblia Sagrada, no Livro do Levítico, onde há relato sobre o dia da expiação. Era necessário realizar um ritual de purificação para limpar toda a nação de Israel.

Para fazer a cerimônia era necessário levar dois bodes, sendo que um deveria ser sacrificado enquanto o outro, considerado o bode expiatório, recebia o toque do sacerdote em sua cabeça e ouvia a confissão que ele realizava sobre todos os pecados cometidos pelos israelitas.

Desta forma, o animal recebia toda a culpa do povo e assim eles tinham os seus pecados aniquilados. Consequentemente o bode era levado e deixado na natureza sozinho e deveria reclamar os pecados de todo aquele povo com o Azazel que é um anjo caído.

O significado de Bode Expiatório está na categoria Significados