Significado de Boêmio

O que é Boêmio

Boêmio é um substantivo e adjetivo masculino. O termo vem da região conhecida Bohemia, localizada na Europa Central, do Latim boiohemum, do nome boii, povo local. A região é a atual República Tcheca.

O significado de Boêmio é a característica de um indivíduo que vive despreocupadamente, ou seja, de uma pessoa que vive na boemia, que gosta de procurar por festas.

Boêmio também designa aquele que é natural ou habita a região onde se localiza a República Tcheca. Dessa forma, originalmente, o termo estava relacionado com o povo cigano e com seu estilo de vida pouco convencional, quando comparado com a própria cultura dos franceses. Os boêmios eram estes ciganos (nômades) e o termo era um sentido pejorativo, já que trazia a ideia de “indivíduo com vida desregrada”.

Ainda atualmente, boêmio também pode qualificar alguém que leva uma vida sem regras, padrões ou limites, de maneira também que aborda uma vida livre e hedonista. É uma reivindicação da liberdade como valor, afastando-se das regras sociais impostas.

O retrato do homem boêmio que se estendeu pelo mundo apresentava uma pessoa com aparência desleixada, bem como um ar melancólico e pouca elegância em termos estéticos. Esta era a figura do boêmio que se relacionada ao fracasso e a um estilo de vida marginal, rebelde e transgressor.

O boêmio pode ser uma espécie de poeta de rua ou um filósofo, também um sonhador. Um exemplo de boêmio que se encaixa nos aspectos é o poeta, contista e romancista Charles Bukowski, que se tornou famoso por suas obras de estilo coloquial, com obscenidades, trabalhos braçais, relacionamentos baratos e porres, que inspirou fãs por todo o mundo, identificando-se com seus trabalhos.

É comum que o boêmio se refugie no álcool, sendo que a grande maioria acaba se autodestruindo por conta deste fato.

“Boêmio do colarinho branco” é o nome de uma canção de Chico Rey & Paraná, no álbum “Laçada Certeira – Volume 12”, lançado em 2000.

“Boêmios da Vila” é uma escola de samba da cidade de São Paulo.

“Boêmios de Irajá” é um bloco de carnaval do Rio de Janeiro.

“Boêmios do Laguinho” é uma escola de samba do carnaval do Amapá.

“Boêmios Errantes” é a tradução do título de uma obra de John Steinbeck (o nome original é Tortilla Flat), lançado em 1935.

O significado de Boêmio está na categoria Significados