Significado de Brahma

O que é Brahma

Brahma é o nome de um dos deuses que compõe a trindade da religião hindu. A trindade hindu é chamada de trimúrti e é composta, além de Brahma, também pelos deuses Vishnu e Shiva. Na tradição hindu, cada deus representa uma força primordial no universo, assim, Brahma é a força criadora, Vishnu a força conservadora e Shiva a força destruidora.

Brahma é o deus principal, o criador de tudo, e na tradição religiosa da Índia, ele tem um aspecto feminino, consorte ou esposa, chamada Sarasvati, que pode ser entendida como o conhecimento ou a deusa do conhecimento. Tudo o que existe é entendido como sendo o dia de Brahma. Em dado momento no tempo, Brahma irá dormir e com o seu sono tudo o que existe deixará de existir. Até que o deus acorde novamente e um novo dia começa, ou seja, o universo é criado mais uma vez desde o seu início.

Ele costuma ser representado com 4 rostos, cada um apontando para um ponto cardeal. Apesar de ser o deus supremo, não é comum a veneração à Brahma ou à construção de templos dedicados a ele no Hinduísmo. Pois de acordo com a tradição, sempre quando admiramos ou veneramos algo na criação, estamos admirando ou venerando a Brahma, e para ele não há templos por que tudo é seu templo.

O nome Brahma também batiza uma marca de cerveja brasileira muito popular no país, criada em 1888 no Rio de Janeiro. A marca foi comprada pela Ambev e hoje é vendida em diversas partes do mundo.

O significado de Brahma está na categoria Significados