Significado de Browser

O que é Browser

Browser, para a língua inglesa, é um programa que foi desenvolvido para permitir a navegação pela web, ou seja, permitir que o usuário navegue pelas páginas da internet.

Um browser realiza a interpretação e o processamento das linguagens utilizadas na informação, tais como o HTML, ASP, CSS, PHP, Javascript, entre outros, de modo que se tornem elementos visuais e acessíveis para o internauta.

Além disso, o verbo browser, na língua inglesa, significa “procurar ou olhar de forma casual para alguma coisa”.

Para os brasileiros, o termo browser é um navegador, de escolha pessoal do usuário. Dessa forma, é o browser que realiza a comunicação com os terminais (computador) e os servidores, processando os dados recebidos pelos servidores e criando as respostas.

Os primeiros browsers há muito tempo eram compostos apenas de textos, contudo os modelos atuais foram aperfeiçoados, com mecanismos que possuem funcionalidades interessantes para melhor segurança, agilidade e visualização. Alguns exemplos de funcionalidades que o navegador possui e que otimizam a relação do internauta com a internet são:

  • Histórico dos endereços visitados,
  • Barra de favoritos – grande facilidade de acesso aos sites preferidos e mais frequentados pelo usuário,
  • Preenchimento automático de formulários e endereços (URL),
  • Cache de conteúdo,
  • Entre outros.

Os plugins também estão presentes nos navegadores atuais – esses complementos possuem diversas funcionalidades para dar acesso a diferentes conteúdos e aplicativos.

O termo browser também é visto em jogo browser (ou também chamado browser game): jogos online praticados através do browser que normalmente se usa para fazer a navegação pela web.

Evolução do browser

O WorldWideWeb (ou WWW – browser que popularizou o protocolo de mesmo nome) foi o primeiro browser a ser criado, em 1990, porém não durou muito.

Novos browsers foram inventados, como o Internet Explorer em 1995 – criação da Microsoft. O IE foi o browser líder no mundo inteiro até o ano de 2003. A partir desse ano, houve o lançamento de novos navegadores, como é o caso do Safari – criação de 2003 da empresa Apple –, assim como o Mozilla Firefox em 2004 (que ganhou muitos adeptos graças à rapidez na montagem das páginas) e o Google Chrome (criação da empresa Google) em 2008.

Atualmente, o Google Chrome é a preferência da maioria dos usuários.

O significado de Browser está na categoria Significados