Significado de Bruxa

O que é Bruxa

Bruxa é como chamamos a mulher que de acordo com o folclore popular e a tradição literária tem poderes mágicos e possui saberes ocultos, que pode praticar o mal a quem se envolver com ela. É sempre representada como um idosa de aspecto atemorizante, por vezes de forma caricata. Como a bruxa do filme mágico de Oz, a bruxa da história da Branca de Neve ou a bruxa do desenho animado Popeye. A palavra bruxa pode ser também usada como sinônimo de feiticeira.

Entretanto, também podemos usar o termo bruxa para nos referirmos aquela que é adepta de práticas mágicas, poções mágicas, feitiços e outros encantos próprios daqueles que praticam a bruxaria, uma prática milenar que descende das primeiras religiões que surgiram na humanidade e que é muito próxima da chamada Wicca.

Graças a tradição popular e da indústria cultural de representar bruxas como mulheres feias, severas e malvadas, a palavra bruxa, por associação, às vezes é usada para representar mulheres que apresentam essas características, ou que são agressivas, ranzinzas, mal-humoradas.

Encontramos ainda o termo bruxa para denominar um tipo de mariposa, caracterizada por suas manchas escuras e claras, pertencente à família dos noctuídeos. Essas mariposas atingem cerca de 13 cem de envergadura. Um outro uso ainda é aquele em que o termo bruxa designa numa lamparina de azeite, o cordão usado para acender a vela.

Bruxas e Inquisição

Muitas pessoas veem a bruxaria como uma religião, igual muitas outras, e sendo assim a bruxa seria a adepta dessa religião. O ressentimento e o desprezo pelas bruxas, que levaram a criar no imaginário popular a imagem de mulheres malévolas e monstruosas, vem da perseguição que sofria no período medieval qualquer tipo de manifestação religiosa diferente daquela imposta pela hegemonia católica. Na Idade Média, praticas pagãs como a bruxaria sofreram grande perseguição durante as inquisições.

O castigo que aqueles acusados de heresia pelos tribunais da inquisição poderiam sofrer iam de penalidades como castigos físicos e períodos de cárcere até a intensas torturas e a sentença de morte. Foram muitos os casos de pessoas consideradas hereges que foram queimadas pelas fogueiras da inquisição, e entre essas muitas morreram condenadas por serem bruxas.

Dia das Bruxas

O dia das bruxas tem se tornado uma data cada vez mais lembrada no Brasil. Comemorado no dia 31 de outubro e também conhecido como Halloween, o dia das bruxas descende de uma antiga festividade celta, que foi tradicional em parte do que hoje conhecemos como Irlanda. A emigração levou a tradição para os Estados Unidos que graças à influência de sua cultura fez com que o dia começasse a ser pouco a pouco comemorado em outros países, como o Brasil.

O dia das bruxas é um dia dedicado a fazer com que de uma forma divertida lembremos de certos aspectos negativos da nossa existência, do medo, do mal e da morte. Por isso, nesse dia costuma-se usar fantasias, criar assustadoras mascaras de abóbora, assistir a filmes de terror, brincar em locais tidos como assombrados e mesmo participar da tradicional brincadeira de bater na porta dos vizinhos com uma fantasia estranha e perguntar por “doces ou travessuras” afim de ganhar alguma guloseima para celebrar o dia.

Bruxa do 71

A famosa Bruxa do 71 é uma personagem do seriado mexicano Chaves, interpretada pela atriz María de los Ángeles Fernández Abad. O nome da personagem era de fato Dona Clotilde, mas uma brincadeira que acontecia durante a trama de alguns episódios, onde a personagem era chamada de bruxa, deu origem a alcunha que é mais popular do que o seu nome original.

Dono Clotilde ou a Bruxa do 71, recebeu esse apelido por ser uma senhora solteirona, que morava no número 71 da vila e que em várias esquetes do programa se envolvia em piadas sobre sua aparência. María de los Ángeles Fernández Abad, a bruxa do 71, era espanhola e faleceu em 1994.

O significado de Bruxa está na categoria Significados