Significado de Buda

O que é Buda

Buda é uma palavra de origem sânscrita (antigo idioma hindu) que pode ser traduzida como desperto, iluminado. Buda é como é conhecido o mestre fundador do budismo, ou aquele que através de muito estudo e dedicação tornou-se também um mestre iluminado, atingiu um grande grau de entendimento e sabedoria dentro da filosofia budista.

Sobre o personagem que historicamente chamamos de Buda, tradicionalmente afirma-se que teria nascido no século VI a. C. e tinha como nome Sidarta Gautama. Teria nascido em um reino próximo às cordilheiras do Himalaia, numa região que hoje pertence ao Nepal. Contudo, do ponto de vista histórico-acadêmico, poucas certezas se têm sobre a vida de Buda.

De acordo com a tradição, Buda era um homem rico, que vivia como um aristocrata em seu reino e estava destinado a ser rei. O Buda, ou ainda simplesmente Sidarta Gautama, vivia uma vida feliz, cheia de conforto e prazeres sem nunca ter saído do seu palácio.

Certo dia, com a idade em torno dos 30 anos, Sidarta saiu de seu palácio e foi surpreendido por um mundo cheio de desigualdade, pobreza, dor e angústia. O que ele viu o deixou perturbado, e ele resolveu sair pelo mundo para tentar descobrir o porquê de existir sofrimento.

Depois de buscar a sabedoria em muitos lugares e com vários mestres, Sidarta Gautama se cansou de ouvir respostas que não o contentavam e então decidiu se sentar em baixo de uma figueira e ficar ali meditando até conseguir encontrar a sabedoria que buscava.

Depois de muito tempo e de ser tentado de todas as formas por Mara, que podemos entender como um demônio maligno ou como sinônimo de ilusão, Sidarta finalmente despertou para a realidade, limpando a mente de toda a ilusão e atingindo a iluminação, um estado também conhecido como Nirvana.

O significado de Buda está na categoria Significados