Significado de Cacofonia

O que é Cacofonia

Cacofonia é um substantivo feminino e flexão do verbo cacofoniar (na 2ª pessoa do singular do Imperativo Afirmativo e 3ª pessoa do singular do Presente do Indicativo).

O significado de Cacofonia é um encontro de palavras ou sílabas que se caracterizam pela formação de expressões com sons desagradáveis ou ambíguos.

A cacofonia é classificada como um vício de linguagem e ocorre com bastante frequência na Língua Portuguesa, principalmente por apresentar palavras de duplo sentido e termos que são inapropriados (de baixo calão) em conversas formais.

Por ecoarem de maneira desagradável, a cacofonia pode causar tonalidades ridículas e até mesmo engraçadas pela pronúncia. Porém, isso pode levar ao não entendimento da mensagem a ser passada.

A cacofonia é até ensinada nas escolas, pois é um método auxiliar para as crianças articularem as palavras com seus fonemas. Juntamente com o uso do trava-língua, a é possível realizar vários exercícios compostos por textos feitos de expressões cacofônicas.

Na área da Música, a cacofonia é conceituada como uma mistura de sons discordantes, isto é, que são desafinados.

Cacofonia, redundância e pleonasmo

É importante não confundir a cacofonia com a redundância ou pleonasmo. Normalmente, os vícios de linguagem acontecem por descuido ou até mesmo pela falta de conhecimento de normas de quem emite uma mensagem.

De todo modo, o pleonasmo pode ser caracterizado tanto como um vício de linguagem como uma figura de linguagem.

Levando-se em conta a ideia da cacofonia, o pleonasmo será um vício de linguagem quando for usado desnecessariamente, ou seja, quando há repetição desnecessária de uma informação dentro de uma frase:

Por exemplo:

“Entrei para dentro de casa logo que começou a chover.”

“Que surpresa inesperada!”

A redundância é a mesma coisa – é repetir uma ideia que já está explícita em um texto, discurso, etc., fazendo com que ele fique cansativo e comprometendo sua qualidade.

Veja alguns exemplos:

“Conclusão final”

“Descer para baixo”

“Subir para cima”

“Conviver junto”

“Metades iguais”

Assim como o pleonasmo, a redundância é usada como uma maneira de enriquecer o texto, mas raramente é alcançado este objetivo – é mais fácil encontrar em licenças poéticas essa alternativa.

Exemplos de cacofonia

Veja alguns exemplos de frases com som cacofônico:

“Eu vi ela na boate ontem.” (vi + ela = viela)

“Já que tinha terminado a prova, a professora o dispensou da sala.” (Já + que + tinha = jaquetinha)

“Uma mão lava outra, não se esqueça.” (ma + mão = mamão)

“Ela tinha uma aliança dourada no anelar.” (la + tinha = latinha)

Cacofonia Sinônimos

O sinônimo de Cacofonia é “som ruim”.

Cacofonia Antônimos

O antônimo de Cacofonia é a palavra eufonia, que significa a junção uma ou mais palavras que possui um som agradável a quem ouve.

O significado de Cacofonia está na categoria Significados