Significado de Cadeia Alimentar

O que é Cadeia Alimentar

Cadeia alimentar refere-se a uma sequência de seres vivos que se relacionam entre si por meio da alimentação, isto é, um ser vivo precisa de outro ser para sobreviver e produzir energia.

O que é cadeia alimentar

Existe um fluxo de energia que se inicia com os seres produtores, vai passando pelos consumidores e acaba nos decompositores. Cada uma dessas etapas é chamada de nível trófico. Observe a sequência de cada um desses níveis e como eles são organizados:

  • Seres autotróficos: são seres que possuem a capacidade de produzirem seu próprio alimento. Pertencem a esse grupo as plantas, as cianófitas e algumas bactérias. São conhecidos como produtores primários
  • Seres heterotróficos: são seres que não conseguem produzir seu próprio alimento, ou seja, precisam de outro ser vivo para sobreviver. Por este motivo, precisam procurar alimentos de outras formas, como os animais que precisam caçar ou necessitam de vegetais para sobreviver. Os fungos também fazem parte dessa classificação.

Há dentro dessa classificação de seres heterotróficos uma distinção entre seres herbívoros, carnívoros e decompositores, a saber:

  • Animais herbívoros: aqueles que se alimentam de plantas como a girafa, capivara, boi, etc. Nesse caso, são considerados consumidores primários, pois se alimentam de produtores primários;
  • Animais carnívoros: aqueles que se alimentam de outros animais como, por exemplo, leão, onça, lobo, cães, etc. Nesse caso, são consumidores secundários que se alimentam de consumidores primários.   
  • Decompositores: são bactérias e fungos que se alimentam da matéria orgânica morta.

Um dos grandes problemas da atualidade é o desequilibrado do ecossistema. Isso acaba gerando a extinção de inúmeras espécies de animais e vegetais, o que gera enorme impacto e prejuízo ao meio ambiente.

A caça predatória, a poluição dos mares, do ar e a contaminação de rios contribuem bastante para que haja um grande desequilíbrio na cadeia alimentar.

Cadeia alimentar e teia alimentar

Pode haver confusão entre os conceitos sobre cadeia alimentar e teia alimentar. A diferença existente entre elas é em relação à sequência com que os seres se servem dos alimentos.

Enquanto a cadeia alimentar apresenta uma sequência linear que mostra qual ser vivo serve de alimento para outro, a teia alimentar é bem mais distinta.

A teia alimentar apresenta as relações alimentares onde vários seres se cruzam de forma variada e em diferentes direções, formando assim uma espécie de teia que está ligada por diferentes hábitos alimentares, podendo desta forma, ocupar mais de um nível trófico no ecossistema.

O significado de Cadeia Alimentar está na categoria Significados