Significado de Calor

O que é Calor

Calor pode ser entendido como o nome da energia que é produzida a partir da vibração de moléculas. Essa energia produz o aumento da temperatura e a sensação térmica que pode também ser chamada de calor. Essa mesma energia é ainda responsável por alguns fenômenos físicos, tais como a evaporação de um líquido, a dilatação dos corpos e a fundição do sólido.

Quando a energia térmica é mais elevada, dizemos que o calor é maior, assim um objeto ou ambiente sob o qual esteja agindo uma energia térmica terá sua temperatura aumentada ou diminuída conforme a intensidade de sua aplicação.

A energia que produz o aumento da temperatura é a energia térmica, e a parte da física que se ocupa em entender o mecanismo natural por trás do funcionamento dessa energia e suas implicações na natureza e para o homem é a termodinâmica.

Um dos princípios mais conhecidos da termodinâmica é a troca de calor. Se dois objetos com temperaturas distintas estão em contato ou se encontram sob o mesmo ambiente, haverá uma troca de calor, de modo que o objeto mais quente transferirá calor ao mais frio até que seja atingido o equilíbrio térmico.

É comum que a unidade de medida do calor utilizada em cálculos e medições seja a caloria (cal), entretanto, no Sistema Internacional de Medidas, estipula-se que a unidade de medida padrão seja o Joule (j). Uma caloria é entendida em termodinâmica como a porção de energia suficiente para aumentar em 1ºC a temperatura de 1g de água. Em joule, uma caloria equivale a 4,186 J.

Podemos dizer, de uma forma genérica, que calor é a temperatura elevada identificada em um ambiente ou em um corpo, aquilo que qualifica uma coisa quente. Num sentido conotativo, calor pode ser usado como sinônimo de entusiasmo, paixão ou fervor. “No calor da emoção” é uma expressão usada para identificar o momento em que se procede de forma impensada, embriagado por algum sentimento.

Calor e Temperatura

Não é considerado errado na linguagem coloquial, do cotidiano, usarmos as palavras temperatura e calor como sinônimas. Contudo, do ponto de vista técnico, de acordo com os preceitos da termodinâmica, calor e temperatura são aspectos diferentes da energia térmica, apesar de estarem totalmente relacionados.

Mais especificamente, podemos dizer que temperatura refere-se à medida da movimentação das moléculas de um corpo. Quanto maior for a movimentação, maior será a temperatura e quando esta for baixa é porque a movimentação está reduzida. Já o calor, é como em termodinâmica chamamos a quantidade de energia que é deslocada de um corpo para outro em decorrência da diferença de temperatura entre os dois.

A medição da temperatura é feita através do termômetro, que indica a termometria. Já a calorimetria é a medida do calor e é obtida através do cálculo que compara a diferença de temperatura de dois corpos em determinado período de tempo.

Calor Específico

Em física, chama-se de calor específico a quantidade de calor que se faz necessário fornecer para fazer com que determinada substância aumente sua temperatura em 1°C. Quanto maior for o calor específico de uma substância maior será a quantidade de calor que ela precisa receber para ter sua temperatura elevada em um grau. Expressamos calor específico na fórmula cal/g.°C.

Calor Latente

Calor latente é a quantidade de calor que determinada quantidade de uma substância precisa receber ou ceder para mudar o seu estado físico. Por exemplo, para mudar do estado sólido para o líquido, como acontece com o gelo ao ser exposto a temperaturas superiores a 0°C. O calor latente também pode ser chamado de calor de transformação.

Calor Sensível

Chama-se de calor sensível a quantidade de calor que uma substância pode receber sem que haja uma alteração de seu estado físico. A quantidade de energia que a substância pode receber antes de atingir o limite do calor de transformação.

O significado de Calor está na categoria Significados