Significado de Candomblé

O que é Candomblé

Candomblé é um culto, ou, religião, de origem africana, mais especificamente originado da Nigéria e Benin. Ela foi trazida para o Brasil através dos escravos embarcados nos navios negreiros. O candomblé é uma religião de caráter animista, o que significa que ela busca interligar o homem com entidades que não são humanas; animais e plantas que possuem uma essência espiritual.

Os orixás são as divindades africanas que representam os animais, de forma que para as nações africanas comumente apenas há o culto a uma única divindade. No Brasil, porém, devido ao agrupamento de escravos de diversas nacionalidades, acabou havendo a junção de suas crenças, assim como a adoração à diversas divindades. A base do candomblé é o anima da natureza (alma da natureza) chamada de anímica

Rituais do Candomblé

Os rituais são realizados em templos chamados de roças, casas ou então de terreiros. Há dois tipos de sacerdotes: quando mulheres serão as mães de santo, e quando homens, pais de santo. Com relação ao comando do terreiro, pode haver o comando somente por parte das mães de santo, por parte apenas dos pais de santo, ou então, o comando misto. A celebração ritualística é realizada pelo pai ou mãe de santo que despacha o Exu, enquanto o tambor dita o ritmo da celebração que se segue também sob a forma de dança, enquanto os filhos de santo invocam os seus orixás e buscam a incorporação dos mesmos.

Um ritual do candomblé normalmente tem celebração mínima de duas horas.

Candomblé e Umbanda: diferenças

Não se pode considerar ambos a mesma coisa, uma vez que há grandes diferenças entre as duas religiões. No Candomblé as divindades são puramente da natureza, ou seja, de animais e os orixás são advindos da natureza. Já no caso da Umbanda, há a incorporação de espíritos, tanto encarnados quanto desencarnados. Até existe pessoas que praticam as duas religiões, porém, o fazem sempre em datas diferentes. 

Candomblé de caboclo

Já o candomblé de caboclo, além de cultuar os orixás também o fazem com os chamados espíritos ameríndios, que também são chamados de entidades e de caboclos. O candomblé de caboclo utiliza o idioma português como base, além das oferendas ao caboclo.
 

O significado de Candomblé está na categoria Significados