Significado de Nylon

O que é Nylon

Nylon é o termo utilizado para designar a primeira fibra têxtil sintética produzida industrialmente, considerada um dos maiores sucessos da história comercial.

O que é nylon

O surgimento do nylon decorre de pesquisas industriais desenvolvidas pela DuPont, no início do século XX, com a intenção de desenvolver uma fibra sintética para substituir o fio de seda.

Significado de nylon

O desenvolvimento da fibra de nylon foi uma descoberta do químico estadunidense Wallace Hume Carothers, o qual desenvolveu suas pesquisas em Delaware, EUA, no período em que liderou a equipe de químicos que trabalhavam para a DuPont Experimental Stantion Laboratory.

A fibra de nylon foi sintetizada pela equipe de Carothers no início da década de 30, mas foi anunciada publicamente somente em 1939, por Charles Stine, vice-presidente da DuPont.

O nylon é uma fibra artificial pertencente ao grupo das poliamidas e apresenta enorme resistência, elasticidade e variada aplicabilidade.

Inicialmente utilizada na indústria têxtil, principalmente nas linhas de roupas íntimas femininas e vestuário de praia, a fibra de nylon teve o seu uso expandido e diversificado.

Hoje o seu uso é amplo e existem diferentes tipos de nylon: nylon resinado, nylon acoplado, nylon emborrachado, nylon 600.

Essa variedade permite que a fibra de nylon esteja presente nos mais variados produtos, como as cerdas da escova de dente, suturas cirúrgicas, linhas de pesca, moda fitness, fitas elásticas e até mesmo existe nylon para roçadeira.  

A indústria têxtil continua a ser a que mais faz uso da fibra de nylon, sendo anualmente produzidos e consumidos milhões de toneladas de fios de nylon.

 As novas tecnologias aperfeiçoaram a fibra e, na atualidade, é possível produzir roupas de nylon com textura suave, maciez, caimento e funcionalidade tecnológica, como a absorção de suor, secagem rápida, e proteção UV (raios ultravioletas).

O Brasil é mundialmente reconhecido como um dos maiores mercados consumidores de nylon, sendo a estimativa de consumo de 60 mil toneladas/ano de fios de nylon por brasileiro.

Porém, em decorrência de não se oxidar (não ser biodegradável), assim como outros derivados de plásticos sintéticos, o nylon não se decompõe com o tempo, se tornando um grande problema para o meio ambiente, uma vez que não existem processos seguros que garantam sua eliminação.

Etimologia

A origem da palavra nylon, ou náilon não têm uma etimologia clara, mas a indústria que desenvolveu a fibra de nylon afirma que a palavra foi formada pelo prefixo “nyl” e o sufixo “on”, utilizado para denominar inúmeros tipos de fibras em inglês.

Compartilhe este significado: