Significado de Carango

O que é Carango

Carango é o substantivo masculino que dá nome a um automóvel, também podendo ser chamado de “caranga”. Essa palavra é usada no português informal, da mesma forma que é usada para se referir a um jovem soldado do exército e também a um tipo de piolho parasita que fica no púbis, também conhecido como chato.

A palavra carango ficou popularmente conhecida para se referir a qualquer tipo de carro, por causa de uma canção do "rei" Roberto Carlos intitulada “O Calhambeque”, de 1964.

A palavra aparece em trechos como “E como vou viver sem um carango pra correr?”. A partir daí, “carango” começou a ser usado pelas pessoas da época para se referir a carros.

O termo ficou muito popular na década de 1960 devido ao grande sucesso que essa música fez, e pelo sucesso do próprio cantor Roberto Carlos, que fazia parte da Jovem Guarda, um movimento cultural que foi promovido no Brasil com a intenção de tirar a atenção das pessoas ao difícil período da Ditadura Militar e assim poderem se entreter.

Além desse significado, "carango" também é usado no Exército Brasileiro para se referir aos soldados da infantaria, que são aqueles enviados para qualquer tipo de combate.

Nesse caso, carango tem um significado depreciativo, ao passo que a Infantaria é composta por jovens soldados que são designados a fazer as piores tarefas em uma batalha. Aqui, a palavra tem significado semelhante aos "calouros", que são os estudantes do primeiro ano da faculdade, também chamados de "novatos".

Carango também é um termo usado para indicar o piolho-da-púbis, um inseto parasita que se aloja nos pelos pubianos e se alimenta de sangue, ocasionando a doença pediculose pubiana.

Somente os seres humanos são hospedeiros desse inseto que também é conhecido como chato, piolho-ladro ou piolho-caranguejo, e eles são disseminados pelo contato corporal e pelo suor, e também podem se alojar em outras partes do corpo como cílios, barba, axilas ou outra região que contenha pelos.

 

O significado de Carango está na categoria Significados