Significado de Carpa

O que é Carpa

Carpa é o substantivo feminino que dá nome a um peixe de água doce, ao ato de carpir e a um tipo de árvore.

O peixe carpa ou carpa-comum é caracterizado por possuir a cor cinza ou prateada, por alimentar-se de vegetais e por poder chegar a até 100 centímetros de comprimento.

A carpa é originária de rios e lagos da Europa, África e Ásia, principalmente da China, e que foi trazida até a América do Sul. Por ser um peixe bonito de se ver a carpa geralmente é criada em aquários ou tanques com fins ornamentais, e essa prática é chamada de aquariofilia ou aquarismo.

Apesar da qualidade da carne da carpa não ser das mais apreciadas, esse peixe também é criado para o consumo, em uma atividade chamada de aquicultura ou piscicultura, que inclusive é a produção responsável pela metade da quantidade de peixe consumido pelo homem em todo o mundo.

A carpa também aparece em uma lenda da Mitologia Oriental, onde ela tinha que enfrentar as correntezas e cascatas do rio Huang Ho até chegar à montanha Jishinhan, para se transformar em um dragão. Por esse motivo, no Japão e na China, a carpa é um peixe muito significativo, representando o sucesso, a boa sorte e uma vida longa.

A carpa também é comum em tatuagens e seu principal significado é a valentia, a perseverança e a busca pelos objetivos, já que ela tem a capacidade de nadar contra a correnteza de rios e até de saltar cachoeiras, quando está na época de desova.

Já a carpa-capim, que é um outro tipo de carpa, se originou na Ásia Ocidental e se caracteriza por ser menor, atingindo o tamanho máximo de 30 centímetros. Ela se alimenta de vegetais e é mais comum em rios e lagos de águas quentes. Esse tipo de carpa também é criada com o objetivo de controlar o crescimento de plantas aquáticas daninhas, já que ela se alimenta delas.

O significado de Carpa está na categoria Significados