Significado de Catupiry

O que é Catupiry

Catupiry é um nome que é utilizado para descrever um tipo de requeijão utilizado em diversas receitas e que é especialmente comum no acompanhamento de pizzas, onde é utilizado para o preenchimento de suas bordas, criando um complemento muito saboroso e bastante apreciado.

Contudo, catupiry não é o nome de um requeijão, como comumente se pensa, mas na verdade é uma marca de requeijão. O nome catupiry confunde-se com o nome de um requeijão assim como acontece com algumas marcas de produtos que alcançam tanta popularidade que seus nomes passam a coloquialmente designar os produtos que fabricam. Exemplos disso são o caso da Bombril que confunde-se com esponja de aço e a Gillete confundida com laminas de barbear.

Não se tem muita certeza da origem do nome catupiry que batizou a marca, mas é comum se dizer que sua origem é katupyryb, palavra que no tupi-guarani quer dizer “excelente”, “muito bom”.

O requeijão da marca catupiry começou a ser produzido em 1911, no interior de Minas Gerais, no município de Lambari. A marca catupiry foi criada no município pelo casal de imigrantes italianos Mário e Isaíra Silvestrini. O crescimento da empresa fez com que esta se mudasse para São Paulo, onde se instalou em 1949 e se encontra até hoje, produzindo além do famoso requeijão, outros produtos como pão de queijo e tomate seco.

Além da pizza, o requeijão popularmente chamado de catupiry também é usado em receitas como pastéis, quibes, arroz, empadas, batata gratinada, bife acebolado, lasanhas, entre muitas outras.

 

 

O significado de Catupiry está na categoria Significados