Significado de Caveira

O que é Caveira

Caveira é o substantivo feminino que dá nome à cabeça de uma pessoa morta, também chamada de crânio. No sentido figurado, caveira significa um rosto magro e pálido.

A caveira é um dos símbolos da morte e também de várias outras coisas como tradições e crenças, e também aparece em logotipos e tatuagens.

Por estar muito relacionada à morte, a caveira é inserida em símbolos que indicam perigo, substâncias tóxicas e outras situações que exigem a atenção dos seres humanos. A caveira aparece no logo da Brigada de Operações Policiais (BOPE), muito conhecido como "faca na caveira", onde a caveira realmente indica a morte e a faca representa a ousadia do policial que cumpre a sua missão com sucesso, e o conjunto faca e caveira representam a superação.

A caveira também era muito comum em bandeiras dos navios piratas e ela aparece até hoje nas réplicas desses navios, representada pelo crânio e dois ossos ou duas espadas cruzadas. Os piratas escolhiam diferentes versões da caveira para as suas bandeiras, mas em todos os casos, a intenção era a de intimidar e causar medo nas outras embarcações.

Essas bandeiras típicas dos navios piratas são chamadas de Jolly Roger e elas possuem o fundo preto e o desenho da caveira na cor branca.

Muitas pessoas costumam tatuar uma caveira no corpo e essa tatuagem tem vários significados. A caveira está muito relacionada com a morte, e geralmente as pessoas escolhem tatuá-la para lembrar que os seres humanos são mortais e, portanto, devem aproveitar a vida ao máximo; tatuam para se lembrar de um problema vencido ou de uma quase morte que foi superada ou mesmo para lembrar que todos somos iguais por dentro. A tatuagem de caveira também pode representar a força e a superação.

Já a tatuagem de caveira mexicana também remete à morte, mas está mais relacionada a uma homenagem às pessoas queridas que já faleceram ou mesmo também à igualdade, porque independente de quem a pessoa foi em vida, depois que a morte chega todos são iguais.

Caveira Mexicana

A caveira mexicana é uma caveira colorida e decorada com desenhos de flores e é um símbolo muito usado na celebração do Dia dos Mortos da tradição mexicana, que ocorre entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro de todos os anos.

Ao contrário do ar sombrio que as caveiras comuns apresentam, as caveiras mexicanas são alegres e são símbolo da vida, e são usadas como forma de homenagear e lembrar os entes queridos que já faleceram.

Esse significado foi herdado dos povos maias, que tinham a tradição de guardar todos os crânios dos seus ancestrais, para que pudessem se lembrar deles. Para eles, ter o crânio era tão importante quanto possuir um troféu, porque teriam perto deles a parte do corpo que guarda todas as memórias da vida.

 

O significado de Caveira está na categoria Significados