Significado de Censura

O que é Censura

Censura é o ato ou efeito de censurar. Essa palavra pode ser sinônima de repreensão ou reprimenda. Explicando de outra forma, censura é tudo aquilo que cria uma restrição da liberdade e do conhecimento de uma comunidade, o que é utilizado principalmente por governos ditatoriais.

É comum que a palavra censura esteja relacionada com castigos e restrições para aqueles que produzem certo conteúdo, uma vez que ele não e de interesse ou não deve ser de livre conhecimento da população, segundo a opinião do órgão regulatório em cada caso. Ela pode acontecer de forma parcial, como por exemplo, na exclusão de um capítulo de um livro, ou total, quando o livro é totalmente vetado e sua posse, reprodução e leitura não é autorizada. 

O termo censura tem origem no latim e a presença dessa palavra pode ser facilmente verificada em vários momentos da história da humanidade, como por exemplo, no controle intelectual estabelecido pela Igreja Católica durante a Idade Média, Quando houve a proibição da venda e leitura de várias obras e autores que continham um pensamento que não era aprovado pela igreja na época. Segundo essa, o objetivo era regular e preservar a fé e a moralidade da civilização. Durante esse período era comum que a igreja condenasse seus membros a penas eclesiásticas, como a excomunhão, interdito ou suspensão.

Estabelecer a censura é prática comum entre regimes ditatoriais, pois ela restringe o acesso à informação e esta pode ser o ponto de partida para a geração de conhecimento, o que pode gerar autonomia para que a população questione o governo sobre as medidas que estão sendo tomadas. Uma população que não tem acesso à informação é facilmente controlada e tende a aceitar as decisões e ações tomadas por um governo ditatorial, o que aumenta seu poder sobre as pessoas.

A censura é muito má vista no nosso país, principalmente por causa da fase da Ditadura Militar, momento em que esteve muito presente na nossa sociedade.  Entretanto, existem alguns tipos de censura que ainda são muito presentes no nosso dia a dia e podem ser consideradas benéficas pela sociedade.  Esse tipo de censura acontece, por exemplo, para controlar o conteúdo exibido na televisão para um público de certa faixa etária, dessa forma, filmes que contenham cenas de sexo explicitas, muita violência ou mostram o uso de drogas são considerados impróprios para menores de 18 anos por exemplo.

Podemos também encontrar a presença da censura em vários meios de comunicação que podem trazer a liberdade de expressão aos indivíduos, como a televisão, música, cinema e até mesmo internet.   

O termo moção de censura é uma ferramenta utilizada para fiscalizar e condenar os atos de um determinado governo, quando esse toma atitudes que são consideradas desproporcionais ou inadequadas.

Censura na Ditadura Militar

Após a queda do governo de João Goulart, em abril de 1964, através de um golpe militar, foi estabelecido no Brasil o regime de ditadura militar, motivada principalmente pelo medo do comunismo que tinha tomado à população nos anos anteriores. O Governo Militar estabeleceu então os chamados Atos Institucionais. O mais conhecido foi chamado de AI-5, além de outras medidas que procuravam controlar e julgar os meios de comunicação da época. 

A censura atingiu vários tipos de manifestações culturais como o cinema, teatro, literatura, televisão. Várias obras, peças, autores e programas foram totalmente proibidos na sociedade da época e, além disso, todo o conteúdo produzido tinha de passar por uma inspeção antes de ser liberada para o acesso da população.

Houve também a prisão e exílio de muitos artistas e outros tiveram suas criações totalmente censuradas pela ditadura. Nesta lista podemos verificar a presença de grandes nomes como Caetano Veloso, Elis Regina, Milton Nascimento, Chico Buarque e Raul Seixas.

Dessa forma, muitos artistas tentavam driblar a censura utilizando metáforas e frases de duplo sentido para disfarçar o que estava sendo escrito ou dito. A música Cálice de Chico Buarque é uma amostra desse tipo de intervenção, pois "cálice" e comparada a "cale-se" e quando ela é utilizada na frase "Pai, afasta de mim esse cálice." o artista na verdade está protestando e pedindo o fim do regime militar.

O significado de Censura está na categoria Significados