Significado de Chaira

O que é Chaira

Chaira é um substantivo feminino do castelhano chaira. Trata-se da palavra que denomina um objeto para amolar facas e outros utensílios de corte, feito de aço roliço com 30 cm de comprimento x 2 cm de largura e cabo de madeira ou osso. Nele se apoia o fio do talher para afiá-lo.

O significado de chaira, principalmente na região Sul do país, é “estar como chaira – em ótimas condições de servir”. Chaira ou fuzil, popularmente chamado de afiador de facas serve para amolar armas brancas e outros utensílios do gênero. Geralmente, apresenta o formato cilíndrico com fissuras na dimensão ferrosa.

A melhor chaira é fabricada com produtos mais fortes que a lâmina da faca para que seja resistente o bastante no momento de reparar o ângulo de corte nas extremidades, alinhando o fio.

Chaira amolador de faca é um utensílio de cozinha que pode ser de 3 tipos:

  • Chairas Diamantadas – Possibilitam afiar qualquer tipo de faca, pois são cobertas por uma película de diamante, onde a afiação pode ser total. Porém, o diamantado se deteriora rapidamente, diminuindo o uso.
  • Chairas de Aço – Produzidas com aço inoxidável cromado de estilo estriado. São duráveis por possuir ranhuras em toda borda da lâmina, deixando-as mais resistentes, possibilitando uma excelente afiação. Indicadas para facas de desossar.
  • Chairas de Cerâmica – Também chamadas de chaira lisa, possuem lâmina de cerâmica lisa recomendada para a afiação suave, usadas para completar a afiação. São duráveis na função, mas frágeis a quedas. Por serem de cerâmica, resistem mais do que as chairas diamantadas.

Chaira significado e utilização:

Ainda sobre o que significa chaira, é preciso descobrir qual utensílio se adequa mais às necessidades do cozinheiro. Chaira, no Brasil, concorre com outros objetos e tipos de afiadores utilizados para amolar facas.

Há sempre dúvidas sobre usar chaira ou pedra, chaira ou chaira de porcelana. Entretanto, é necessário observar no momento da compra, além do modelo, o comprimento, pois chairas domésticas devem ser curtas.

Para usar apropriadamente, é indicada a chaira profissional com 30 cm de comprimento x 2 cm de largura. Quando trabalhar com a chaira, não importa o tipo:

  • Apoie a ponta da chaira em uma superfície plana sem escorregar, como a tábua de carne.
  • Aproxime a faca que precisa de afiação na lateral da chaira, deitando até que o fio encontre a superfície do objeto.
  • Faça movimentos suaves de cima para baixo, repetindo algumas vezes e mudando em direção contrária. Mude o lado da faca para afiar por igual.
  • Mantenha sempre um ângulo de 20° entre a faca e a chaira, deslizando toda a lâmina pelo utensílio de ponta a ponta, onde a velocidade não é importante.

O significado de Chaira está na categoria Significados