Significado de Chapada

O que é Chapada

Chapada é o nome dado a uma extensão de terras com superfícies planas nas regiões de serras. Geralmente elas estão a uma elevação de mais de 600 metros de altitude, localizadas nas regiões do centro oeste do Brasil e também na região Norte e Nordeste.

As chapadas foram formadas há milhares de anos pelas ações dos ventos e das águas, criando um incrível relevo que abriga atualmente uma imensa área de natureza preservada em grandes parques.

No Brasil estão localizados quatro Parques Nacionais que contém uma área verde muito extensa, com inúmeros rios, cachoeiras, muitas montanhas, vales, animais em extinção, como uma fauna e flora majestosa.

São elas: a Chapada Diamantina, a Chapada dos Veadeiros, a Chapada dos Guimarães e a Chapada Imperial. Todas localizadas em diferentes regiões do Brasil.

Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina é o parque mais conhecido do Brasil. Está incrustada no centro do estado da Bahia e possui uma Mata Atlântica fenomenal. Podemos encontrar nascentes de rios importantes e mais de 36 grutas e cavernas.

Era lar dos índios Maracás que foram perdendo suas terras para a exploração de pedras preciosas e de ouro. O que piorou com a chegada dos bandeirantes, dos jesuítas e de comerciantes que acabaram por destituí-los de vez de seu lar.

Hoje sua riqueza natural é alvo de pesquisas e atrai pessoas do mundo inteiro. Nela há inúmeras cavernas onde podem ser encontrados desenhos feitos pelos homens da pré-história.

Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros fica em Goiás e conta com um parque de mais de 60 mil hectares de extensão e que atrai inúmeros visitantes todos os anos em busca de paz e contato com a natureza.

Em outros casos há quem busque uma conexão com extraterrestres. Eles procuram o parque em busca de OVINIS, já que a região é conhecida pelo grande misticismo e por causa da energia vinda dos minerais de seus terrenos.

Chapada dos Guimarães

A Chapada dos Guimarães é situada no Mato Grosso. São 33 mil hectares de terras que ficam no meio do cerrado onde podem ser encontrados animais como o veado-campeiro, o gato-palheiro, espécies de cágados, o tamanduá-bandeira e o tatu-canastra (ameaçado de extinção), entre muitos outros.

Chapada Imperial

A chapada Imperial é a menos conhecida de todas e está localizada próxima a cidade de Brasília e possui somente 4.800 hectares de mata de cerrado, porém sua diversidade é imensa. Possui várias cachoeiras, trilhas e tirolesas para quem gosta de viver intensamente e ainda por cima pode degustar uma comida caipira maravilhosa.       

Chapada também é um termo figurado utilizado por uma pessoa que exagera na bebida alcoólica e fica tonta. É um gíria muito comum nos dias atuais.

O significado de Chapada está na categoria Significados