Significado de Chuva Ácida

O que é Chuva Ácida

Chuva ácida é um fenômeno que ocorre devido à contaminação do ar por gases diversos. Qualquer coisa que é queimada na terra libera algum tipo de substância química para o ar. As queimadas dos incêndios ou domésticas, a chaminé das fábricas, a descarga dos automóveis, além de calor liberam também grandes quantidades de gases nocivos ao meio ambiente.

Alguns desses diversos gases liberados pela queima de combustível e outras substâncias, especialmente o dióxido de enxofre e os óxidos de nitrogênio, quando entram em contato com a humidade da atmosfera produzem uma reação e se transformam em ácido nítrico ou nitroso, ácido clorídrico e ácido sulfúrico.

Esses ácidos ficam depositados nas nuvens. Essas nuvens ao produzirem chuva, despejam junto com suas gotas partículas desses ácidos na superfície da Terra, constituindo-se assim na chamada chuva ácida.

Assim, podemos dizer que a chuva ácida atinge certos locais e outros não, caracterizando-se como um fenômeno atmosférico regional ou local. Contudo, vale ressaltar, que mesmo sem poluição as chuvas são naturalmente ácidas, pois o gás carbônico da atmosfera, ao combinar-se com o H2O das gotas de chuva, produz ácido carbônico, fazendo que qualquer chuva tenha, mesmo que em pequena quantidade, algum grau de acidez.

Desde a Revolução Industrial do século XVIII cientistas têm constatado uma relação entre a poluição do ar e as chuvas ácidas. Um estudo feito em Londres no ano de 1872 demonstrou que a grande quantidade de carvão usada como combustível nas indústrias da época tinha como consequência um grande acumulo de ácido sulfúrico no ar da cidade. Assim, já há alguns séculos, sabe-se que existem uma relação direta entre industrialização e poluição, sendo que os países ocidentais do hemisfério norte são os maiores poluidores.

Consequências da Chuva Ácida

Entre as consequência da chuva ácida para a natureza está o fato de que ela aumenta a acidez da água de rios e lagos, causando dificuldades de sobrevivência para as formas de vida aquáticas, pois se algumas conseguem se adaptar a uma maior acidez da água, outras não.

A chuva ácida afeta também o solo de modo que este passa a ter uma composição diferente, prejudicando o desenvolvimento de diversas formas de plantas. Assim, um solo deteriorado ou com uma química diferente, pode levar inclusive a morte de algumas espécies vegetais.

Uma outra consequência do fenômeno da chuva ácida facilmente observável é a deterioração que esta provoca em construções históricas. Assim também temos que construções feitas com materiais metálicos apresentam muito maior índice de corrosão em regiões onde a incidência de chuvas ácidas são mais comuns.

Para se diminuir a incidência de chuva ácida faz-se necessário que as empresas diminuam a quantidade de emissão de poluentes e fabriquem produtos mais ecológicos, que combustíveis fósseis sejam substituídos por outras formas de energia, e que as populações em geral se conscientizem em relação a queimadas.

O significado de Chuva Ácida está na categoria Significados