Significado de Cianose

O que é Cianose

Cianose é o nome de um sintoma caracterizado por dar uma coloração entre o azul e o roxo à mucosas e a pele, como em geral ocorre nos lábios e na ponta dos dedos daqueles que desenvolveram a patologia. O que causa a cianose é a pouca quantidade de oxigênio que chega ao sangue arterial, também é conhecida como doença azul.

O baixo nível de oxigênio no sangue, que dá como resultado a cianose, pode ocorrer como consequência de algumas doenças cardíacas, pulmonares, circulatórias e hematológicas, como resultado de intoxicação ou pela falta de ar sentida em ambientes de ar rarefeito, como em lugares de grandes altitudes, onde justamente a incidência da cianose é muito maior, assim como em regiões em que as temperaturas são muito frias.

Na medicina vemos a cianose classificada como sendo de três tipos: a cianose central, a periférica e a mista.  

Cianose Central

Temos a cianose central quando o sangue é mau oxigenado já desde sua fonte, ou seja, desde os pulmões. Assim, desde a origem, do centro, o sangue não recebe a devida quantidade de oxigênio que precisa e ao circular por certas partes do corpo, como a ponta dos dedos, faz com que essas apresentem uma coloração atípica.

Cianose Periférica

Na cianose periférica, o pulmão está trabalhando corretamente e oxigenando o sangue como tem que fazer, contudo no decorrer do caminho o sangue passa a perder oxigênio, produzindo assim a cianose. Esse é o tipo de cianose que ocorre onde há baixas temperaturas ou em altas atitudes.

Cianose Mista

Na cianose mista o problema se dá tanto na origem da oxigenação do sangue, ou seja, nos pulmões que não estão trabalhando direito, como na circulação do sangue que está enfrentando dificuldades de manter o pouco oxigênio que recebeu dos pulmões.

O significado de Cianose está na categoria Significados