Significado de Cisto

O que é Cisto

Cisto é um termo utilizado na medicina para designar um saco, quisto ou bexiga, formado de tecido epitelial ou restos epiteliais embrionários, que contêm em seu interior ar, líquidos, pus, entre outros fluidos.

A palavra cisto tem origem na palavra grega "kystis" que significa bexiga, quisto ou saco.

Um cisto é considerado um tumor benigno que pode se desenvolver  em qualquer um dos tecidos do corpo, podendo ser mais comum na pele. Os cistos podem ocorrer de várias maneiras como, por exemplo, presença de corpos estranhos, uma infecção ou glândulas sebáceas obstruídas nos tecidos epiteliais.

Os cistos podem ainda servir como uma forma de proteção para parasitas que estão em estado de dormência em nosso corpo, ou seja, esse parasita usa o cisto como um escudo contra o nosso organismo até encontrar o lugar ideal para se instalar e até se reproduzir.

Além disso, a formação desse tumor pode estar relacionada com doenças genéticas, como é o caso da fibrose cística, que é uma patologia causada pela formação de cistos no tecido pulmonar, que pode liberar muco, diminuindo a capacidade pulmonar e causando tosse crônica no paciente.

Ainda pode ocorrer o chamado cisto pilonidal também conhecido como abscesso pilonidal, que é um tumor que se forma nas dermóides abaixo da região lombar.

Cistos no ovário

Os chamados cistos ovarianos podem surgir fora ou dentro dos ovários e são mais comuns em mulheres entre 20 e 35 anos, devido a algum tipo de descontrole hormonal. São considerados fatores de risco para o surgimento desse tumor o histórico familiar, o uso de medicamentos para incentivar a ovulação ou ainda em mulheres portadoras de endometriose ou com doença inflamatória pélvica.

O surgimento de um tumor benigno no ovário é normal e na maioria das vezes esse cisto não causa nenhum problema na ovulação, por isso a cirurgia só é recomendada se esse tiver mais de 10 cm e contiver partes sólidas ou líquidas.

Tipos de cistos no ovário

  • Cisto Folicular: o cisto folicular é o mais comum e se forma quando não há rompimento do folículo ou liberação do óvulo em direção as trompas. Ele ocorre principalmente em mulheres mais jovens e nesse caso não há ovulação.
  • Cisto de Corpo Lúteo: esse cisto ocorre quando há liberação do corpo lúteo, que nada mais é que o óvulo liberado pelo folículo ovariano.
  • Cisto Hemorrágico: ocorre quando existe o sangramento da parede do cisto para o seu interior.
  • Cisto Dermóide: é um tumor benigno formado por restos de ossos, gordura, pelos ou cartilagem em seu interior.
  • Cisto Endometrióide: desenvolvido quando o tecido que cobre a superfície interna do útero cresce nos ovários.

Ovário Policístico

Ovários policísticos, muitas vezes têm o dobro do tamanho normal e apresenta tumores, cistos, na sua superfície externa. Esse problema interfere na ovulação da mulher em virtude de um desequilíbrio hormonal. Nesses casos, os atrasos menstruais podem se tornar um problema crônico.

Cistoadenoma

É um tipo de tumor, mas benigno, que se forma no tecido do ovário e dependendo de seu tamanho pode ser necessária uma intervenção cirúrgica.

O significado de Cisto está na categoria Significados