Significado de Região

O que é Região

Região é uma parte do todo que se diferencia de suas outras partes por possuir características próprias que a distingue das demais. A região pode ser territorial, anatômica, econômica e etc.

O que é Região

O termo região em geral aparece num contexto geográfico como referência a uma grande extensão territorial que apresenta especificidades sob certo ponto de vista, que pode ser político, econômico, vegetal ou geológico por exemplo.

Uma região é uma área que é estabelecida, delimitada ou demarcada a partir de certos critérios de modo que cada região possa ser reconhecida de acordo com as características que apresenta.

No caso do Brasil, vemos uma divisão territorial que apresenta cinco grandes regiões: Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul. Cada uma dessas regiões apresenta características naturais, culturais e econômicas especificas que permitem sua identificação e que evidenciam as diferenças entre elas.

Ainda sob um ponto de vista geográfico, encontramos um mundo dividido em cinco grandes regiões territoriais, pois cada continente pode ser entendido também como uma grande região. E cada continente, por sua vez, está dividido em regiões. O continente americano se divide em América do Norte, América Central e América do Sul, podendo também ser dividido em duas regiões a América Anglo-saxônica e a América Latina.

Do ponto de vista global, além da divisão continental, o mundo pode ser dividido regionalmente também em hemisfério sul e hemisfério norte ou ainda em uma região leste e uma oeste, mais especificamente Oriente e Ocidente.

Podemos também identificar regiões anatômicas, por exemplo. Cada parte do nosso corpo compreende uma região deste ou está inserida numa região maior, assim podemos dizer que temos a região craniana, a região torácica, a região dos braços, a região da cabeça e etc.

Compartilhe este significado: