Significado de Citação

O que é Citação

Citação é o ato ou efeito de citar ou fazer referência a alguma coisa ou a alguma pessoa.

A palavra citação é um substantivo feminino e seu significado pode estar relacionado a fazer alusão, menção ou referência a algo ou alguém. Ainda pode ter como sinônimas as palavras passagem, trecho, excerto, epígrafe, convocação, notificação, entre outras.

O uso da citação de autores e obras é muito comum e também importante em textos acadêmicos, como em trabalhos de conclusão de curso e monografias, por isso, no Brasil, a ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, estabelece as normas que devem ser seguidas durante a realização desses trabalhos.

E possível encontrar a citação em campos como os do cinema, das artes plásticas e do teatro. Na literatura, o uso de citações acontece com frequência e essa área geralmente segue as mesmas normas estabelecidas pela ABNT. Caso não se saiba nada sobre o autor a que se está fazendo uma referência, o mais comum é usar o termo "autor desconhecido".

As normas da ABNT dividem os tipos de citação em três classes diferentes; a saber:

  • Citação direta: é quando ocorre a transcrição literal de um texto. Se essa transcrição for de até três linhas ela deve estar entre aspas, porém, se esse limite for ultrapassado, a citação deve ficar sem aspas, em destaque com recuo de 4 cm em relação a margem da esquerda e com uma letra menor que a do restante do texto.
  • Citação indireta: é utilizada na ocasião em que uma pessoa faz uma montagem do texto de outro autor, porém utilizando as suas próprias palavras.
  • Citação de citação: acontece quando alguém utiliza uma citação que já foi utilizada por outro autor.

Citação no Direto

A palavra citação também é utilizada no campo do direito. Mas, no âmbito jurídico, citação significa uma intimação judicial que é utilizada para deixar o réu ciente de que está sendo processado e quais são os motivos desse processo, para que dessa forma ele esteja apto a se defender de acordo com a legalidade.

No caso de um réu não ser conhecido, ter paradeiro indeterminado ou ainda não existir a certeza jurídica de quem ele realmente é, pode ser realizada a chamada citação por edital, de acordo com o código do processo civil, artigo 231, que procura por meio de uma pesquisa doutrinária e legislativa, expor de quem é o cabimento da citação.

O significado de Citação está na categoria Significados