Significado de Clã

O que é Clã

Clã é o nome dado a certo número de pessoas unidas por parentesco. São indivíduos pertencentes a uma mesma família, que possuem a mesma árvore genealógica ou um ancestral em comum.

O termo clã provém da palavra clann de origem gaélica escocesa e significa “criança”. Clannad é uma versão ampliada e tem o significado de “família”.

Em alguns clãs, não há a necessidade de se ter nenhum grau de parentesco, muitos deles são formados a partir de vínculos apenas simbólicos. Eles atuam como se fossem uma tribo, uma facção. Alguns desses clãs possuem um número exorbitante de integrantes, de sete a dez mil membros ou mais.

Os clãs podem ser formados e classificados de três formas:

  • O clã formado somente por homens recebe o nome de patrilineares, sua linhagem é exclusivamente masculina.
  • O formado só por mulheres recebe o nome de matrilineares e sua linhagem é estritamente feminina.
  • Os bilaterais são os descendentes do ancestral maior e podem ser tanto da linhagem feminina ou masculina.

Geralmente, os clãs são tribos distintas constituídas em um local mais amplo, como em cidades de grande porte. Há vários clãs espalhados pelo mundo todo. Eles podem ser encontrados, por exemplo, na cidade de Nova Iorque, onde existem clãs de origem chinesa, escocesa, irlandesa, dentre muitos outros.

Existem também os clãs exógamos, isto é, são formados por membros que não podem se casar entre si. Alguns outros clãs são caracterizados por possuírem um líder oficial, como um líder patriarcal ou matriarcal, por exemplo.   

O significado de Clã está na categoria Significados