Significado de Clamor

O que é Clamor

Clamor é o ato de comunicar um forte desejo ou uma necessidade imprescindível. O clamor pode ser o mesmo que um pedido, um brado, uma suplica.

O que é Clamor

Um clamor pode ser entendido como uma queixa ou um lamento. Um protesto pode ser sinônimo de clamor assim como uma reclamação ou uma queixa, especialmente quando essas ações se dão de forma ruidosa e persistente.

Uma súplica que manifesta um desejo ardente sobre alguma coisa, o ato de rogar à alguém por algo, implorar com veemência por qualquer coisa, são situações que podemos identificar com o clamor.

Podemos dizer também que clamor é um discurso proferido aos gritos ou de forma veemente, contundente. Assim como podemos chamar clamor a movimentação e as palavras de ordem proferidas por uma multidão em um protesto de rua, quando se lê em jornais frases a respeito como: “O clamor da multidão fez com que as autoridades desistissem do projeto lei”.

Além da movimentação de pessoas num protesto, o clamor também pode referir-se à movimentação de pessoas em uma procissão, onde vemos os fiéis juntos caminhando pelas ruas de uma cidade enquanto em voz alta proferem orações e cânticos.

Entre os sinônimos de clamor, podemos enumerar alguns termos como: alarido, bramido, gritaria, grito, tumulto, voz, algazarra, vociferação, pedido, lamento, imprecação, vozearia, exclamação, ruído, brado, queixa, assuada, cortejo, berro, procissão, bramido, reclamo, súplica, queixume, lamentação, reclamação, protesto, gemido, rogo, marcha.

O significado de Clamor está na categoria Significados