Significado de Clorofila

O que é Clorofila

Clorofila é uma palavra que é a junção de outras duas gregas (chlorós e phýllon) e significa folhas verdes ou pigmentos fotossintéticos. O termo surgiu por volta de 1818 com os químicos franceses F. Pelletier e J.B. Caveteau após realizarem uma experiência em que conseguiram retirar, com o auxilio de álcool, um líquido verde das folhas de vegetais.

Nas plantas, a produção de clorofila é realizada nos cloroplastos (organela presente nas células) e esse pigmento consegue absorver a luz e transforma-la em dióxido de carbono, água, sais minerais, carboidratos e oxigênio. Com isso, acontece o processo de fotossíntese que é essencial para a vida das plantas. Como os animais não realizam a fotossíntese são beneficiados com a liberação, na atmosfera, do oxigênio pelo processo.

Existem 4 tipos de clorofila que diferenciam-se entre si pela estrutura de sua molécula e por sua capacidade de absorção, são elas: a, b, c e d. As clorofilas do tipo a são consideradas as mais abundantes e, por isso, é facilmente encontrada em diversas espécies que realizam a fotossíntese.

O tipo b é mais facilmente encontrado em plantas sombreadas, em euglenófitas e algas verdes. Este modelo pode se converter através da ação da oxigenase. O tipo c é encontrado em alguns tipos de algas como as pardas e as diatomáceas e, por fim, a do tipo d está presente em algas vermelhas.

A clorofila capta, ao absorver a luz, o verde das folhas, cuja cor acaba por se sobressair as demais, presentes no organismo. Mas, quando há mudanças provocadas por clima ou a chegada do outono, a quantidade de clorofila diminui e as outras cores surgem em maior incidência uma vez que, a clorofila acaba se decompondo na planta para prepara-la para o inverno e assim que o inverno se encerra o processo de fotossíntese é retomado.

Desta forma, compreende-se a atuação e diferenciação dos pigmentos de cores sobre a planta. Todavia, quando há ausência de luz prevalecem às cores: azul, vermelha, amarela e violeta; sendo que o verde só aparece em presença de luz.

Suco de Clorofila

O suco de clorofila ou suco de luz ganhou este nome devido a evidente cor verde e o mesmo é tomado por pessoas que desejam desintoxicar seus organismos e principalmente perderem peso.

Além desses fatores, este suco ainda contribui para o fortalecimento do sistema imunológico e ainda contribui na melhora da digestão. Por causa desses fatores é conhecido como um suco detox (desintoxicação).

Geralmente as receitas envolvem ingredientes verdes como couve manteiga, hortelã, pepino, alface, limão e outros importantes produtos como maçã, beterraba, cenoura e muito mais. Esses ingredientes são ricos em nutrientes, fibras, vitaminas A, do Complexo B e E.

Outro importante benefício do suco de clorofila é que o mesmo é muito rico em antioxidantes, ou seja, elimina do organismo os chamados radicais livres, que são os que provocam o envelhecimento precoce.

Para que o suco tenha uma ação imediata no corpo humano é necessário que a pessoa prepare e o tome rapidamente para que possa aproveitar adequadamente as qualidades nutricionais de cada elemento. Uma das recomendações é que se deve consumir o suco logo que acordar durante o período de jejum para que a bebida possa agir o quanto antes no organismo.

Desta forma, alguns especialistas no assunto indicam que o preparo deve ser realizado de acordo com a quantidade exata de consumo, ou seja, nem menos e nem mais, para que não haja prejuízo por parte do organismo em receber menor número de nutrientes, e nem acima, para que não ocorra desperdício ou então que evite o consumo em excesso, uma vez que, se consumido em excesso poderão ocorrer vômitos e sobrecarga do aparelho urinário, em especial, dos rins.

O significado de Clorofila está na categoria Significados