Significado de Coach

O que é Coach

Coach é uma palavra de origem inglesa que significa treinador ou instrutor, mas também lhe é atribuído o nome de um tipo de ônibus, o qual possui menos assentos do que os outros modelos e, portanto, oferece maior conforto.

A palavra Coach pode ser utilizada tanto como substantivo, como verbo. No Brasil, o termo é empregado em sua variação coaching que é uma espécie de ferramenta de desenvolvimento profissional e pessoal que é aplicável para diversas áreas, setores e projetos.

Como coach é o mesmo que ensinar ou treinar, o termo pode se referir a um instrutor que tem, como objetivo, auxiliar o seu aluno a obter o conhecimento necessário, para alcançar o objetivo desejado. Deste modo, o coach é visto como a pessoa que possui um determinado saber e experiência suficiente para orientar aquele que ainda inicia um processo.

O coach pode ser um profissional que treina atletas, como o treinador de futebol (soccer coach) ou de qualquer outra modalidade esportiva. Por outro lado, este modelo de treinador, além de todo o conhecimento conquistado ao longo do tempo observa, em cada treino e competição, o desempenho do atleta fora do espaço de realização do evento, ou seja, o coach é beneficiado ao observar a atuação de seu atleta por “estar fora” e, portanto, possui uma visão mais ampla de toda a competição, de modo a orientar melhor e com segurança a atuação.

Em outras modalidades ou áreas, percebe-se a importância do trabalho do coach como o tutor de seu aluno, o qual deverá ter seus talentos e competências despertados e as fragilidades trabalhadas.

É comum encontrar coaches executando treinamentos a cantores (profissionais ou não) e estudantes que prestarão algum exame ou prova importante e específica. Quando a atuação é realizada como coaching, o coach é aquele profissional devidamente qualificado que recorre a ferramentas, metodologia e técnicas para auxiliar uma pessoa, grupo ou empresa a desenvolver suas habilidades, vencer suas dificuldades e bloqueios.

Assim sendo, o trabalho do coach ficou bastante associado à figura do executivo, mas nos últimos tempos o campo de atuação do coach profissional tem se tornado cada vez mais abrangente e é comum encontrar coaches especialistas em assuntos financeiros e relacionamentos. O trabalho de um coach é desenvolvido em um processo dividido em sessões que podem durar entre 3 e 6 meses de acordo com o caso.

O significado de Coach está na categoria Significados