Significado de Coaching

O que é Coaching

Coaching é uma palavra em inglês, derivada de coach, que significa instrutor ou treinador.

O que é Coaching:

O significado de Coaching designa uma atividade de formação pessoal, onde um instrutor (coach) auxilie o cliente (coachee) através de atenção e treinamento adequado para conseguir evoluir em alguma área de sua vida. Todo esse auxílio é feito conforme os objetivos do cliente.

Coach vem da variação kocsi, em húngaro. A curiosidade dessa colocação é em relação a uma cidade que está localizada em Komárom-Esztergom: foi nela que as carruagens de quatro rodas foram construídas. Esses veículos, no século XVI eram confortáveis e desejados por muitas pessoas da época.

As carruagens eram chamadas, na língua húngara de Kocsiszeker, que na forma abreviada ficava kocsi. Os ingleses entendiam a pronúncia como “coach” e assim ficou acontecendo seu uso.

Ainda sobre essa relação, pode-se afirmar que tanto o cocheiro como o servo que iam junto ao seu senhor dentro dessa carruagem ganhavam o nome de coach, pois o servo tinha a responsabilidade de ler livros educacionais para os filhos dos senhores.

O conceito de coaching teve surgimento nas universidades dos Estados Unidos da América para designar um tutor particular – que preparava os alunos para exames de matérias específicas.

O termo também é usado para se referir a instrutor ou treinador, assim como sua derivação coach.

O trabalho de coaching se dá através da criação de uma meta desejado por um cliente. Essa meta procura abranger as mais diversas áreas, mas sem haver um tempo determinado para atingir esse objetivo. A finalidade é ajudar os profissionais de qualquer área a otimizar o seu potencial, criando maiores resultados para a organização ou mesmo para o desenvolvimento do seu trabalho.

Hoje, vê-se muito a procura do “coaching de liderança”, já que a liderança é uma qualidade cada vez mais valorizada no mundo dos negócios, especialmente. O coaching de liderança aborda a atividade do gestor que procura orientar seu colaborador sobre seu desempenho, criando objetivos claros para gerar alvos mensuráveis. Ainda, pode-se reconhecer potenciais e desenvolver habilidades da equipe, envolvendo-se na aprendizagem e melhorando a comunicação para gerar excelentes resultados.

Já o coaching pessoal trabalha com a área pessoal da vida do indivíduo em questão, assim como seus relacionamentos pessoais. A área do coaching pessoal é abrangente, já que lida com diversos tipos de interação da pessoa com o meio em que vive.

Coaching profissional, empresarial e financeiro

Há vários profissionais na área do coaching. Pode-se destacar:

  • Coaching profissional: também conhecido como “formal”, é a pessoa que trabalha objetivando desenvolver e melhorar os profissionais. Por isso, atua em empresas, abordando a vida profissional ou pessoal.

O coaching profissional procura despertar talentos e auxiliar na superação de obstáculos. Suas metodologias, técnicas e ferramentas são específicas para cada caso.

Há algumas características interessantes no coaching profissional: há um contrato entre o profissional e a empresa, e por isso ele é pago. Além disso, há sessões estruturadas e reuniões para guiar os clientes.

  • Coaching empresarial: como pode-se entender pelo nome, o coaching empresarial é aquele voltado para empresários e objetiva auxiliá-los a desenvolver e aprimorar capacidades e competência para destaca-los no mundo empresarial. As técnicas e ferramentas também são específicas para cada caso.
  • Coaching financeiro: é um treinamento indicado para o desenvolvimento e capacitação de pessoas, bem como organizações e empresas que queiram alcançar sucesso financeiro. Um trabalho de coaching financeiro dura em média 90 dias, período o qual o profissional atua em estabelecer melhores condições de hábitos financeiros e definição de metas. Para isso, ele utiliza exercícios diários e específicos que ajudam a garantir o resultado do treinamento.

Coaching e Mentoring

Coaching e mentoring são duas palavras que causam confusão quanto a seus significados, mas são termos que possuem proximidade.

Enquanto que no caso do coaching não é necessária experiência na área do cliente para realizar o trabalho o mentoring é o contrário.

Mentoring, portanto, é visto como uma “tutoria” ou traduzido como “apadrinhamento”, ou seja, o mentor é visto como um mestre, guia ou conselheiro – alguém que possui vasta experiência profissional no campo de trabalho do indivíduo que será ajudado.

Geralmente, mentoring ocorre quando um novo funcionário entrará no lugar de um antigo colaborador, que poderá transmitir todo o seu conhecimento do cargo. O mentor usará conversas e debates sobre os assuntos relacionados ou não ao trabalho.

O significado de Coaching está na categoria Significados