Significado de Coelho Da Páscoa

O que é Coelho Da Páscoa

O Coelho da Páscoa é um dos símbolos mais famosos da Páscoa. Ele representa o nascimento e a esperança da vida, principalmente por este último que é lembrado pelos cristãos. Curiosamente, na língua inglesa, coelhinho da Páscoa é o mesmo que easter bunny.

A Páscoa é uma das datas religiosas mais importantes no calendário cristão uma vez que, comemora-se a Ressurreição de Jesus Cristo no domingo da Semana Santa.

Os coelhos passaram a representar a Páscoa no Brasil por volta do final do século XVII por meio dos imigrantes alemães que já conheciam as lendas do mamífero, bastante divulgadas na Europa, as quais são duas.

A primeira lenda conta que uma mulher pobre resolveu esconder, em um ninho, ovos coloridos para entrega-los aos seus filhos na manhã da Páscoa. Mas, assim que as crianças descobriram o local do esconderijo, um grande coelho passou bem rápido e espalhou presentes. Assim, surgiu a ideia que o coelho carregava e distribuía os ovos.

A segunda lenda, muito divulgada pelos alemães, reporta ao século XVIII, cujo período era comum a prática de se esconder os ovos de galinha pintados à mão nos quintais para serem encontrados pelas crianças.

Como havia grande agito provocado por elas, os coelhos que habitavam o local acabavam saltando de suas tocas. Deste fato e em pouco tempo, os alemães incorporaram a figura do coelho que distribui os ovos de presente.

O coelho da Páscoa é um símbolo da ressurreição e da fertilidade já que possui, dentre várias características, a facilidade de se reproduzir rapidamente. Tanto o animal, como a figura do ovo passaram a ser incorporados as comemorações da Páscoa no Brasil após a vinculação de duas fortes tradições: a Católica e a Protestante. A primeira adotou, como símbolo, o ovo enquanto a segunda, evidenciou o coelho.

No período que antecede a Páscoa, o comércio decora as suas lojas com imagens do coelho, realiza propagandas especiais com o animal e oferece diversos ovos de chocolate com tamanhos, recheios e cores de embalagem variadas para chamar atenção dos clientes. É comum, na Páscoa, as pessoas trocarem ovos de chocolate como presente, inclusive, para as crianças.

O significado de Coelho Da Páscoa está na categoria Significados