Significado de Cognitivo

O que é Cognitivo

Cognitivo é um termo utilizado e conectado a um processo de aquisição de conhecimento, o que chamamos de cognição. Portanto, o significado de cognitivo é aquilo que gera ou está relacionado à cognição.

Esse processo de obtenção de conhecimento envolve uma série bastante grande de diferentes aspectos e fatores, como a linguagem, a memória, a percepção e o raciocínio; todos os fatores ligados ao que chamamos de desenvolvimento intelectual do ser humano.

Para resumir, cognitivo (já que o termo cognitivo é mais utilizado como adjetivo) é algo relacionado à aquisição de conhecimento através de fatores intelectuais.

Além disso, o termo cognitivo está conectado à psicologia cognitiva, um ramo da psicologia que foca no estudo dos processos mentais que vão agir para influenciar o nosso comportamento e também o nosso desenvolvimento intelectual. Segundo o pensador Jean Piaget, a nossa atividade cognitiva, isso é, intelectual, está profundamente conectada ao nosso próprio organismo biológico, sendo alterada por ele.

Teoria Cognitiva de Piaget

Com já dito, o psicólogo suíço Jean Piaget é um dos principais nomes quando falamos de desenvolvimento cognitivo relacionado ao desenvolvimento biológico. Um dos seus maiores trabalhos envolveu o mapeamento do desenvolvimento cognitivo humano com o passar dos anos, mostrando como os nossos processos mentais se formam através da nossa infância.

Desse trabalho nasceu a Teoria Cognitiva de Piaget, que divide o processo cognitivo ao longo do desenvolvimento biológico da criança em 4 estágios diferentes:

  • Estágio sensório-motor (dos 0 aos 2 anos);
  • Estágio pré-operatório (dos 2 aos 7 anos);
  • Estágio Operatório-concreto (dos 8 aos 11 anos);
  • Estágio Operatório-formal (dos 12 anos até os 16).

Terapia cognitiva comportamental

Terapia cognitiva comportamental é uma linha da psicoterapia focada na combinação da terapia cognitiva com a terapia comportamental.

Esse método terapêutico costuma apostar em ações de curta duração, como algo em torno de 3 a seis meses, isso para ajudar o paciente a desenvolver e encontrar novas maneiras de conseguir lutar e vencer seus problemas, traumas e conflitos.

Como o nome indica, esse tipo de terapia ajuda o paciente a compreender e entender de maneira intelectual quais os sentimentos que são iniciados por certos pensamentos ou formas de pensamento, além também de capacitá-lo para ser capaz de reconstruir seus pensamentos para alcançar um resultado mais positivo em sua vida.

 

 

O significado de Cognitivo está na categoria Significados