Significado de Coincidência

O que é Coincidência

Coincidência é um substantivo feminino que significa igualdade de duas ou mais coisas, refere-se a uma simultaneidade eventual, pois indica o ato de coincidir.

Diz-se que a coincidência é uma forma de semelhança, embora não exista uma relação de causa e consequência e, por isso, atribui-se ao termo o sentido de acaso, onde há possibilidade de que algum fato aconteça, mas que o mesmo ocorra de forma natural e imprevista.

Assim são facilmente empregados os seguintes termos: mera coincidência ou então mero acaso. Portanto, a ocorrência de uma simultaneidade pode ser positiva ou negativa. Em alguns casos, é comum verificar simples casos como quando duas pessoas dizem, ao mesmo tempo, a mesma frase e, no mesmo instante.

Pessoas surgirem no mesmo local trajando a mesma roupa ou acessório ou mesmo se encontrarem em algum lugar sem ter combinado antes, mas desejarem ter o contato. Porém, quando o acontecimento não é considerado agradável diz-se que foi uma infeliz coincidência ou também uma terrível coincidência.

São exemplos os casos de se encontrar uma pessoa que considera como um desafeto ou então ser vitima de uma situação ruim como passar em um local que estiver ocorrendo um assalto e acabar adentrando e logo sofrer uma rendição. Por outro lado, existem muitas pessoas que dizem não acreditar que ocorre coincidência, mas que tudo era obra do destino ou o desígnio de Deus.

Por outro lado, obras artísticas como, por exemplo, livros, filmes, séries e novelas por trabalharem com arte ficcional adotam frases no início ou no final da obra, para se referir que, aquele trabalho é uma obra de ficção e se houver personagens e situações semelhantes, as mesmas não passam de mera coincidência ou, colocam “qualquer semelhança é mera coincidência”. Estas menções são utilizadas como recursos de precaução, caso haja semelhança, para que o autor não seja acusado de plágio e assim possa evitar possíveis ações judiciais.

Quanto à ortografia, muitas pessoas têm dúvidas sobre a escrita correta entre coincidência e conhecidência. Eis que a grafia aceita é coincidência, pois a palavra com “h” não existe na gramática portuguesa.

Em Geometria, o termo coincidência se refere à sobreposição de duas figuras geométricas. Para a Psicologia, em especial, a Analítica de Gustav Jung, as coincidências são conhecidas como sincronicidades e podem representar um significado simbólico.

Coincidência é ainda o título de uma música do grupo Turma do Pagode, gravado no álbum “Mania do Brasil (Ao vivo)”, em 2014. A canção fala de uma pessoa que precisa encontrar outra, já que sente a necessidade de conversar para terminar o relacionamento.

 

O significado de Coincidência está na categoria Significados