Significado de Compilação

O que é Compilação

Compilação é um substantivo feminino. O termo se deriva do verbo compilar, que por sua vez, vem do Latim compilare, que significa “reunir um conjunto de obras ou documentos”, que quer dizer de maneira literal “roubar, pilhar”.

O significado de Compilação descreve a ação, o resultado ou efeito de compilar.

Compilação é uma palavra utilizada para definir o conjunto de textos de vários autores.

Por exemplo: “Para meu trabalho, fiz uso da compilação de obras renascentistas da biblioteca pública.”

Este sentido pode trazer uma ideia pejorativa, especialmente se este texto (ou livro) for visto como desprovido de originalidade, vendo-se que o seu conteúdo somente faz alusão a textos anteriores de variados artistas.

Ainda, a compilação pode abranger a definição de concentração ou reunião de textos relacionados a um tema específico, tornando-se sinônimo de “coleção, coletânea, repertório ou acervo”.

Por exemplo: “Para comemorar os 20 anos de carreira, o cantor resolveu lançar um novo disco com a compilação de seus maiores sucessos.”

Compilação também pode servir para designar uma obra decorrente da reunião de diversos textos ou trabalhos provenientes de vários locais.

Por exemplo: “Neste lado, você encontra uma vasta compilação de poemas.”

Ainda, compilação pode ser sinônimo de resumo.

Por exemplo: “O jornalista preparou-se para ir ao ar após fazer uma compilação com os fatos mais importantes do dia.”

No âmbito da Informática, mais especificamente na área da programação, a palavra compilação assume um significado diferente. Compilação seria a designação para a ação de conversão do código-fonte para um código-objeto.

Isto é, a compilação de dados é a transformação do código criado pelo programador para um código que o computador seja capaz de entender para que seja possível realizar a função determinada pelo programador.

Outros sinônimos de compilação são: repertório, recopilação e seleção.

Separação pode ser um termo antônimo de compilação, além de: dispersão, decomposição, repartição e dissociação.

Compilação em inglês pode ser traduzido como compilation.

O significado de Compilação está na categoria Significados