Significado de Comunicação

O que é Comunicação

Comunicação é uma palavra originária do latim communicare, que pode ser traduzida por compartilhar, tornar algo comum. Atualmente, podemos entender comunicação como a capacidade que determinados seres têm de trocar algum tipo de informação entre si.

A comunicação é essencial aos seres vivos, especialmente aqueles que vivem em sociedade; e os seres humanos são a espécie que melhor exemplifica isso, possuindo uma comunicação muito mais rica e complexa do que qualquer outra forma de vida do planeta.

A relevância da comunicação para o convívio social fica evidente quando nos damos conta de que sempre quando dois indivíduos de um grupo social se encontram eles se comunicam de alguma forma.

Tecnicamente falando, a comunicação é um processo que envolve um emissor da informação e um receptor. Sempre que houver alguém ou algo que está enviando uma mensagem de algum tipo, e essa mensagem for recebida, decodificada e interpretada por um receptor, podemos dizer que o processo da comunicação efetivamente aconteceu.

Geralmente, quando falamos em comunicação, nos vem à mente a comunicação oral e escrita. Entretanto, a comunicação é muito mais abrangente, podendo compreender também gestos, indícios, imagens, sons e uma infinidade de outros códigos que, se compreendidos pelo emissor e pelo receptor, podem permitir a comunicação.

Podemos então dizer que a comunicação se dá graças a quatro elementos: o emissor, o receptor, o código utilizado para registrar a mensagem e um canal de comunicação. O canal de comunicação é o meio que permitirá que a mensagem emitida alcance o receptor, como por exemplo: a voz, telefone, televisão, rádio, internet, sinal de fumaça e etc.

A comunicação humana, à medida que foi evoluindo, e aumentando sua variedade e complexidade, foi também ganhando áreas de conhecimento para estudar os seus diversos aspectos. Surgiram assim o jornalismo, a teoria literária, relações públicas, oratória, linguística, teoria da informação, marketing, publicidade e propaganda, filologia e etc.

A palavra comunicação ainda pode aparecer com o sentido geográfico de ligação entre pontos distantes. E como exemplo desse tipo de comunicação, podemos citar a comunicação entre cidades que pode se dar por via de estradas, de rios, por via aérea e etc.

Meios de Comunicação de Massa

Em nossa sociedade, além da comunicação que acontece no dia a dia, entre os cidadãos e nas diversas situações sociais, como escolas, ambientes de trabalho, comércio, em casa e nos relacionamentos, temos também aquela comunicação que vem de grandes centros de imprensa e entretenimento e atingem a toda a população.

Os meios de comunicação de massa são de vital importância, pois permitem que a sociedade se mantenha informada a respeito do que está acontecendo em outras partes da sua cidade, estado ou país, permite o acesso à cultura e a diversão, bem como a educação, ciência e desenvolvimento intelectual.

Por outro lado, os meios de comunicação de massa, inseridos numa sociedade de mercado e buscado ampliar seu público consumidor também aposta em informações tendenciosas, sensacionalismos, cultura de má qualidade, violência e sexo para atrair lucros com a comunicação.

O significado de Comunicação está na categoria Significados