Significado de Conhecimento empírico

O que é Conhecimento empírico

Conhecimento empírico é todo o conhecimento adquirido através da observação, do dia-a-dia e da experiência, sendo construído ao longo da vida. O que mais diferencia o conhecimento empírico do conhecimento científico é que nele não há a necessidade da comprovação da verdade e nem a realização de experiências e procedimentos metodológicos.

Conhecimento empírico características

Por vezes o conhecimento empírico pode ser adquirido através do senso comum, uma vez que se aprende desde cedo um conceito ou informação sobre determinada coisa. Ele está em constante construção, sendo considerado de caráter não somente comum, mas também individual, uma vez que determinado indivíduo com base em suas experiências desenvolverá ideias, conceitos e maneiras de lidar com situações específicas.

Conhecimento empírico, científico, filosófico e teológico

Dentro do conhecimento empírico é possível absorver conhecimento teológico e também filosófico, sendo que não há nenhum impedimento entre eles. Com relação ao conhecimento científico, já há uma distinção, pois, o conhecimento empírico não requer provas concretas, já o científico, sim. Isso significa que, independentemente de uma crença religiosa, para a ciência não haverá verdade se não houver uma prova, seja ela documental ou material totalmente fidedigna e analisada de maneira metodológica.

Também não é possível tornar científica uma ideia ou conceito que alguém teve ou criou, pois, apesar de haver a possibilidade desse alguém estar correto, antes da experimentação nenhuma hipótese é sancionada como verdade para a ciência.
 

O significado de Conhecimento empírico está na categoria Significados