Contabilidade

Contabilidade é um substantivo feminino com origem na palavra em Latim computator, do termo computare, que significa “somar” ou “calcular”.

O que é Contabilidade:

Pode-se afirmar como significado de Contabilidade a ciência que trabalha com os registros numéricos com o intuito de recolher, classificar, determinar e manipular os dados financeiros (movimentações, valores e quantidade) de organizações e indivíduos.

Dessa forma, a contabilidade se resume como a análise, o resumo e o registro de transações financeiras pertinentes a um negócio ou pessoa – agindo de forma sistemática e abrangente.

A contabilidade é considerada uma das funções mais fundamentais das organizações, pois ela permite determinar se há uma estabilidade financeira, além de estudar a rentabilidade, fluxo de caixa, custos e liquidez da empresa, por exemplo. Quem realiza esse trabalho é o contabilista ou contador terceirizado para pequenas empresas – o profissional, no entanto, para receber o título de Contador no Brasil, precisa ter efetuado o Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade.

Uma empresa sem uma correta análise na área de contabilidade fica incapaz de tomar decisões de longo prazo, já que não há clareza sobre a situação financeira.

A contabilidade pode ser dividida em:

  • Contabilidade financeira: que compreende as operações de pagamentos entre empresas e o exterior. Exemplos são as operações bancárias e operações de compra e venda. A análise do balanço anual serve para fins fiscais e comerciais, e
  • Contabilidade empresarial: chamada também de contabilidade analítica compreende o uso de cálculos de custos, ou seja, trabalhando com as classes de custos correspondentes, entre outros.

Contabilidade de custos

A contabilidade de custos é uma área presente na contabilidade empresarial, sendo conceituado como um tipo de processo de contabilidade que objetiva contabilizar todos os custos de produção de uma empresa, realizando avaliação sobre os custos de entrada de cada fase da produção. Além disso, inclui a contabilidade das instalações, salários e outros custos fixos (até mesmo a depreciação dos bens de capital).

Dessa maneira, a contabilidade de custos tem como responsabilidades:

  • Controlar a rentabilidade da organização,
  • Eliminar as influências externas à organização que afetam os rendimentos mensais ou anuais,
  • Desenvolver um planejamento de produção e de investimentos,
  • Coletar dados necessários para fins comerciais e fiscais.

Todos os custos são medidos e registrados de forma individual para que posteriormente haja uma comparação dos resultados de entrada com os de saída (reais). Essa atividade auxilia na medição do desempenho financeiro da empresa.

Contabilidade pública

A contabilidade pública é o tipo de contabilidade que atua nas operações financeiras de todos os organismos do setor público. Assim, ela recolhe, classifica e manipula os dados financeiros do patrimônio público.

Ao contrário da contabilidade presente no setor privado (que visa o lucro), a contabilidade pública tem como objetivo demonstrar que há conformidade no uso dos recursos públicos – para fins fiscais.

Contabilidade gerencial

A contabilidade gerencial é a contabilidade que identifica, mensura, analisa, interpreta e comunica as informações financeiras que impactam o desenvolvimento e os objetivos de uma organização.

Afirma-se que a contabilidade gerencial está ligada com o planejamento estratégico, pois se inicia através de um plano de vendas que gera planos de custos de produção, de fornecimento e financiamento.

Redação

Publicado por
Redação

Posts Recentes

Sensacionalismo

Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…

2 anos

Barbárie

Barbárie é uma palavra que vem do grego barbaros que significa “estrangeiro, forasteiro” ou, literalmente,…

2 anos

TBT

Tbt é uma das hashtags mais populares das redes sociais. O significado de TBT é…

2 anos

Ansiedade

Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…

2 anos

Cleptomaníaco

Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…

2 anos

Imunidade Parlamentar

Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…

2 anos

Este site utiliza cookies.