Significado de Contexto

O que é Contexto

Contexto é uma palavra que pode ser definida como uma situação ou ambiente físico onde um conjuntos de circunstancias irão atuar, de modo a fazer com a pessoa que está a observar possa compreender determinada mensagem a ser passada.

No caso de um texto, as questões citadas acima servem como uma forma de expressão, de forma que possa se entender o que está se passando ou a ideia que se quer passar através de palavras.

Sendo assim, podemos dizer que, para que possamos entender determinadas situações ou mensagens a serem transmitidas, é necessário que haja a união entre o texto e o contexto.

Embora o significado da palavra contexto, em sua essência, seja exatamente o que foi descrito acima, há algumas situações onde esta palavra, em conjunto com outras, é utilizada para definir ou dar significado a outras coisas mais específicas.

Tipos de contexto

Como já falamos anteriormente, existem alguns tipos de contexto. Neste caso, iremos falar sobre cada um dos tipos existentes.

Contexto de produção

Neste caso, podemos dizer que o contexto de produção se refere aos elementos que são levados em consideração pelo autor do texto para criá-lo.

Para fazer isto da forma correta, são levados em consideração alguns aspectos. Esses itens deverão levar em consideração as situações que envolvem tanto o autor da mensagem, quanto quem irá recebê-la. São eles:

  • Público alvo
  • Objetivo da comunicação
  • Realidade cultural e social do autor e do recebedor da mensagem
  • Local de veiculação da mensagem

Exemplo:

1. Vamos conhecer a papelaria que abriu no bairro!

- Público alvo: Pessoa conhecida /vizinho /amigo

- Objetivo da comunicação: Informação

- Realidade do autor da mensagem: Morador do bairro

- Realidade do recebedor da mensagem: Morador do bairro

- Local de veiculação: Mensagem pelo whatsapp ou facebook.

Exemplo:

2. Venham conhecer a mais nova papelaria do Bairro São Clemente!

- Público alvo: Moradores do Bairro São Clemente e região (pessoas desconhecidas)

- Objetivo da comunicação: Marketing /Passar a informação

- Realidade do autor da mensagem: Dono da papelaria

- Realidade do recebedor da mensagem: Clientes em potencial do bairro e da região.

- Local de veiculação: Panfleto e carro de som.

Contexto Linguístico

Quando construímos um texto, nós o fazemos baseados em um conjunto de propriedades lingüísticas. Estas propriedades irão acompanhar o nosso texto, fazendo com que a partir delas, possamos compreender o contexto.

Exemplo:

3. Hoje o Vitor vem!

O uso da palavra “hoje” ajuda a expressar o sentido de que Vitor não costuma comparecer ao local.

Contexto extralinguístico

O contexto linguístico se refere aos elementos referentes à situação ou ao ambiente, que são externos ao texto, como por exemplo:

  • Idade/ faixa etária
  • Tempo
  • Lugar
  • Ambiente, entre outros

Neste caso, será a partir destes que iremos identificar a que situação exata o texto dito está querendo se referir.

Exemplo:

4. Força!

A expressão citada acima pode tanto servir para expressar uma palavra de incentivo e apoio emocional, como também para indicar uma situação onde alguém precisa levanta/carregar algum peso, por exemplo.

Sendo assim, para se ter ideia do contexto, precisa-se ter ideia do ambiente ou situação que está ocorrendo.

Dentro do contexto extralingüístico há ainda duas subclassificações mais conhecidas. São eles: o contexto social e o contexto histórico.

Contexto Social

O contexto social se refere a um conjunto de fatores sociais, ou seja, que se referem à sociedade. Estes fatores podem dizer respeito ao ambiente, a escolaridade, relações interpessoais, entre outros, que possam expressar a interação de uma determinada pessoa com a sociedade.

Exemplo:

5. O menino vivia em um bairro perigoso e afasto. Por isto, os pais viviam receosos por ele ter de andar tarde da noite pelas ruas ao voltar da escola.

Através disto, podemos concluir que o contexto social diz respeito às condições em que o menino vive, perante a sociedade.

Contexto histórico

Já o chamado contexto histórico, serve para indicar a situação ou um determinado fato ocorrido durante um período da história. Estes fatos poderiam dizer respeito ao cenário econômico, político e até mesmo cultural daquela situação em questão.

Exemplo:

6. O Renascimento é um período da história Europeia que gerou transformações importantes na política, ciência, religião e política da época. Embora tenha marcado a transição do feudalismo para o capitalismo, os efeitos mais famosos deste período são mais visíveis nas áreas filosóficas, artísticas e científicas.

Falta de contexto

A falta de contexto pode ser caracterizada como uma situação onde a falta dos elementos necessários para dar o sentido correto aquele determinado ambiente ou situação impedem o entendimento correto da mensagem que se quer passar.

Por este motivo, em algumas frases que utilizam palavras com significado/ sentido duplo, podem ser compreendidas de forma completamente equivocada.

Para facilitar a compreensão do que foi dito, iremos citar aqui algumas frases que expressem a situação.

Exemplo:

7. Que bela estadia!

Na frase acima, não há a presença de nenhum elemento que possa caracterizar e expressar o sentido com que a frase foi empregada.

Desta forma, não é possível saber se realmente foi uma bela estadia, ou se a frase tem um sentido irônico, e expressa que a estadia não foi tão boa assim.

Exemplo:

8. Flávia foi sentar na cadeira e quebrou o braço!

Neste caso, também podemos verificar a existência de um sentido ambíguo para a frase. Sem a presença de nenhum outro elemento na frase, podemos entender que ao sentar-se Flávia quebrou o próprio braço, ou então o braço da cadeira.

Portanto, podemos entender que o contexto é um importante elemento para que possamos entender e interpretar determinada situação.

O significado de Contexto está na categoria Significados