Significado de Cor Azul

O que é Cor Azul

Azul é uma palavra tem origem no persa, lazward, "azul, lapis-lazuli" e faz referencia à cor da rocha lápis-lazuli. A cor azul significa tranquilidade, serenidade e harmonia, porém ela também pode fazer referência à insensibilidade, insipidez e à depressão.

Muitas vezes a cor azul também é usada como conotação do céu, do mar e do infinito. Por ser considerada uma cor que beneficia a atividade intelectual e por trazer tranquilidade e sentimento de ordem e de busca sobre qual caminho trilhar, o azul é a cor ideal para decoração de locais formais como escritórios, por exemplo.

O azul é indicado para locais que vendem produtos de higienização, refrigeração, de transporte ou excursões de viagens aéreas e marítimas. Luzes azuis também são muito usadas em locais relacionados à saúde e à cura.

Apesar disso, a cor azul suprime o apetite e por isso não é indicada para ambientes em que as refeições são realizadas, principalmente para ambientes que promovam a venda de alimentos.

Além do mais, a cor azul é profunda e significa certa responsabilidade, assim ela é preferida principalmente por adultos.

No campo da saúde, o azul destaca-se por trazer benefícios como a redução da pressão arterial, circulação sanguínea e da temperatura corporal. Ela também é ideal para o quarto de adolescentes e crianças devido a seu efeito tranquilizante.

O azul pode estar relacionado com a profundidade e estabilidade, trazendo nostalgia e simbolizando devoção religiosa.

O azul escuro se relaciona com o romantismo, poder, sabedoria, integridade e a sensatez.

O significado de Cor Azul está na categoria Significados