Significado de Cor Vermelha

O que é Cor Vermelha

A cor vermelha é uma cor muito forte e viva, intimamente ligada a sentimentos, energias e movimentações de mesma intensidade.

É conhecida como a cor da paixão (como o vermelho da paixão), de energia e de excitação. O significado da cor vermelha também está profundamente ligado ao poder e à guerra, comumente significando perigo e violência a caminho.

Além disso, o significado da cor vermelha também está muito ligado ao fogo, seu calor (é uma cor quente) e sua periculosidade.

O vermelho, na literatura, cinema e outras obras de arte, também funciona como metáfora para o sangue e o coração humano, desejo e excitação sexual e atua como representante de sentimentos de amor (porém, mais ligados a um amor passional, uma grande paixão ou excitação carnal, enquanto o rosa representa um amor platônico e inocente).

Em termos políticos, o vermelho é uma cor intimamente ligada à ideologia de esquerda e ao espírito revolucionário que é inerente a essa vertente. Não à toa, é a cor do Comunismo.

Já num contexto mais religioso, a cor vermelha é retratada na religião cristã como uma cor ligada ao diabo, ao mal e ao pecado carnal, sexual.

Segundo a simbologia das cores, o vermelho causa uma estimulação no nosso sistema nervoso e na nossa circulação sanguínea, o que vai elevar a energia do nosso corpo e também aumentar a nossa autoestima.

Profissionais de marketing costumam usar o vermelho como uma ferramenta para trazer glamour e força para algum produto ou ambiente. Já em um ambiente como um restaurante, por exemplo, o vermelho estimula o apetite.

Por fim, em termos astrológicos, a cor vermelha está ligada a dois signos: Áries e Escorpião.

O significado de Cor Vermelha está na categoria Significados