Significado de Corpus Christi

O que é Corpus Christi

Corpus Christi é um termo que, ao ser traduzido do latim, significa Corpo de Cristo. É uma festa católica celebrada após 60 dias contados a partir do domingo de Páscoa ou então na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Deste modo, a data geralmente cai entre o fim de maio e última semana de junho.

A festa de Corpus Christi é uma celebração ao mistério da eucaristia em que lembra a Última Ceia de Jesus com seus apóstolos descrita na Bíblia, onde se comeu o pão e se bebeu o vinho, os quais se transformaram no corpo e sangue sagrado de Cristo.

A festa acontece desde o século XIII quando o papa Urbano IV a instituiu depois que a freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon, em Liège, na Bélgica, teve uma visão onde Jesus Cristo lhe enviou a mensagem que tinha o desejo de que o mistério da Eucaristia tivesse destaque.

Desde aquela época a celebração de Corpus Christi é comemorado em toda a Igreja Católica, cuja programação envolve a celebração de missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Além dos ritos religiosos, o feriado de Corpus Christi é marcado pelos tradicionais tapetes que enfeitam as ruas e são confeccionados durante a noite com vários objetos, cores e texturas para formar desenhos e mensagens relacionados a Jesus Cristo e a Igreja.

Esta tradição é uma herança brasileira de Portugal que foi trazida pelos colonizadores. Além de enfeitar e também demonstrar a fé, os tapetes são utilizados para a procissão, onde o padre segue a frente dos fieis e passa por cima dos tapetes carregando o ostensório em direção à igreja.

O dia de Corpus Christi não é feriado nacional, e sim um ponto facultativo considerado pelo Governo Federal, ou seja, cabe a cada empresa ou órgão decidir se irá trabalhar neste dia ou não e, consequentemente, escolher se dará ou não folga ao funcionário nesse dia.

O significado de Corpus Christi está na categoria Significados