Significado de Corroborar

O que é Corroborar

Corroborar é uma palavra que tem origem no latim corroborare e originalmente seu significado era o de dar força a alguma coisa, fortalecer, fortificar, significado que se mantém ainda hoje no português. Contudo, em nossa língua corroborar ganha outras acepções, tais como comprovar, confirmar, atestar, ir ao encontro de.

O verbo transitivo corroborar é hoje usado especialmente em meios acadêmicos e jurídicos, entre intelectuais e cientistas. A palavra é comum em áreas em que as argumentações necessitam eloquência, e assim encontramos que declarações precisam ser corroboradas, teses estão por se corroborar, teorias são aceitas quando corroboram com outras ou quando corroboram com experiências, testes e etc.

Um estudo coletará dados afim de corroborar premissas; muitos acreditam em fantasmas e extraterrestres mas não existem ainda provas suficientes para corroborar essa crença; a polícia trabalha com a hipótese de que os assassinatos foram todos cometidos pelo mesmo homem, mas ainda não encontrou dados suficientes para corroborar essa suspeita.

O termo corroborar aparecerá ainda com o significado de fortificar, obter força, tornar forte. E nesse sentido uma pessoa pode tomar um tônico para corroborar com sua saúde, ou começar a praticar exercícios físicos para corroborar seus músculos.

Sinônimos de Corroborar

Entre os diversos sinônimos possíveis que podemos enumerar para corroborar, podemos destacar esses além dos já citados: manter, demonstrar, avigorar, apoiar, oxigenar, robustecer, fundamentar, ratificar, sancionar, homologar, aprovar,legitimar, concordar, chancelar, assentir, validar, certificar, autenticar, evidenciar, assegurar, sustentar, revigorar, positivar, referendar, verificar, alicerçar, assentar, animar, enrijar, consolidar, afixar, vigorar, acatar, selar, admitir e etc.

O significado de Corroborar está na categoria Significados