Significado de Coruja

O que é Coruja

Coruja é o nome dado a um animal. O nome vem da mitologia latina, de Core. Core era a filha de Júpiter e Ceres. Na mitologia grega, seu nome era Prosérpina. Foi ela a raptada por Hades/Plutão para ser sua esposa. A coruja, para os antigos, era um animal repleto de simbologia e significados.

O que é Coruja

A coruja é um animal que possui um simbolismo especial. O significado de coruja tem relação com mistério, inteligência, sabedoria e conhecimento. Esses significados giram em torno do fato de a coruja ser um animal noturno capaz de enxergar em meio à escuridão. Assim, ela é tida como o símbolo da sabedoria e do conhecimento, pois a noite, com sua calmaria, é um ambiente propício para a reflexão e a filosofia. Na mitologia grega, a coruja era símbolo da deusa Athena e, na mitologia romana, da deusa Minerva.

A coruja é um animal de voo silencioso um animal carnívoro. Em sua dieta, costumam ser privilegiados os pequenos mamíferos, especialmente ratos e morcegos. As corujas podem também se alimentar de aranhas e insetos. Algumas espécies possuem uma dieta mais variada, incluindo até mesmo peixes em seus hábitos alimentares.

Uma característica típica da alimentação das corujas é que suas presas são engolidas por inteiro. Após, as corujas regurgitam fragmentos de seus ossos, pelos e outras coisas que elas não sejam capazes de digerir.

Outra característica típica das corujas é sua habilidade de girar a cabeça em seu pescoço com facilidade, chegando a alcançar um ângulo de 270 graus. Esta é uma das características que concedeu às corujas, na Idade Média, o título de bruxas disfarçadas. Assim, a coruja, por alguns considerada símbolo de sabedoria, para outros era a personificação de maus augúrios.

Uma das lendas medievais dizia que as corujas apareciam para comer a carne dos que estavam para morrer e que aqueles que se aventurassem a comer carne de coruja, conseguiriam poderes de clarividência, podendo prever o futuro.

Na mitologia Asteca, as corujas eram a imagem utilizada para representar o Deus dos Infernos, muito à semelhança do mito medieval de ter as corujas como símbolo da morte. Em muitas culturas, seu canto é considerado macabro e prenúncio de morte ou desastre.

A coruja mais comum no Brasil é a chamada coruja buraqueira, que ganhou seu nome devido a seu hábito de fazer ninho em buracos em barrancos ou na terra.

O significado de Coruja está na categoria Significados