Significado de Coturno

O que é Coturno

Coturno, também conhecido como bota militar, é um calçado concebido para o uso em combate e em atividades militares em geral.

O que é Coturno

O coturno geralmente é feito de couro e tem um acabamento especial que o torna impermeável. Atualmente, avanços tecnológicos têm permitido o aparecimento de coturnos feitos de outros materiais como nomex e kevlar.

A concepção do coturno busca proporcionar a seu usuário um forte atrito com o solo, prevenindo qualquer tipo de escorregão; para prevenir torções o coturno proporciona estabilidade no tornozelo; além disso, os pés estão bem protegidos com o uso do coturno. E apesar da aparência um tanto rústica, alguns coturnos proporcionam também bastante conforto.

A partir do uso militar, o coturno começou a ser pouco a pouco integrado ao estilo de se vestir de algumas tribos urbanas, e mais tarde foi também incorporado pela moda de um modo geral.

Alguns grupos sociais, ligados a estilos musicais alternativos, como góticos, punks, headbangers, skinheads, entre outros, adotam o coturno entre as peças que compõe o seu guarda-roupa.

Entretanto, o coturno muitas vezes é também adotado por cidadãos comuns em busca de um calçado durável, resistente e confortável. Os coturnos duram muito mais do que as botas comuns e em geral podem ser comprados em lojas militares ou em lojas especializadas em produtos para roqueiros em geral.

Às vezes, coturno também é como é chamado um tipo de meia curta, peúga ou meia soquete.

Originalmente, coturno era o nome de uma sandália de sola alta que tinha a madeira de sobreiro como sua matéria prima e chegava aproximadamente até o meio das pernas. Esse coturno era usado pelos atores nas peças teatrais das Antigas Grécia e Roma, mas também foi usado por reis e imperadores da Antiguidade.

O significado de Coturno está na categoria Significados