Significado de Cravo

O que é Cravo

Cravo, com o nome científico de Dianthus caryophyllus, é a flor do craveiro, pertencente ao gênero Dianthus e também à família Caryophyllaceae. Essa é uma planta que pode atingir a altura de até um metro.

Atualmente, existem mais de 300 variações de espécies de craveiros, sendo sua maioria surgida de manipulação genética feita pelo homem.

Originária do sul da Europa, o cravo é uma flor de fácil cultivo e que também possui um aroma muito suave, sendo a flor ideal para a fabricação de perfumes.

O cultivo do cravo deve acontecer numa terra rica em argila, preferencialmente com um pouco de estrume, areia e adubo vegetal.

A flor de cravo é usada tradicionalmente na lapela de noivos e padrinhos em casamentos tradicionais. Como a rosa é uma flor conectada às mulheres, criou-se assim a tradicional cantiga popular:

 "O cravo brigou com a rosa,

Debaixo de uma sacada,

O cravo saiu ferido,

E a rosa despedaçada".

Essa música relata, metaforicamente, um desentendimento amoroso.

A utilização de cravos em cerimônias veio da Grécia antiga, onde a flor era utilizada no formato de coroas.

Já na era do Renascimento, o significado de cravo se tornou um símbolo de fidelidade matrimonial.

O cravo pode se apresentar nas cores rosa, branca, amarela, vermelha ou ainda roxa. Cada cor de cravo possui uma simbologia própria, confira:

  • Cravos brancos simbolizam o amor puro, boa sorte, inocência e um pouco de talento também;
  • Cravos cor-de-rosa são intimamente ligados à felicidade e gratidão;
  • Cravos vermelhos são oferecidos como um sinal de admiração e respeito. Também podem ser amor e paixão;
  • Cravos roxos são mais tristes, normalmente associados com solidão e inconstância;
  • Já os cravos amarelos significam alegria e jovialidade, mas apenas quando integrados com arranjos de cores vivas. Sozinhos, costumam simbolizar desdém e rejeição.

O termo cravo, ainda pode ser utilizado para descrever uma concentração de gordura no corpo humano, que vai obstruir poros da nossa pele e se tornar escurecido na superfície por causa do acúmulo de pó. Normalmente, o cravo no corpo é formado por um excesso de secreção sebácea e, se infectado, pode gerar a espinha.

O cravo, por ser uma flor cultivada desde a Antiguidade, adquiriu um valor simbólico muito forte em várias culturas.

Em Portugal, por exemplo, o cravo vermelho tornou-se o símbolo de uma das maiores revoluções do país: a Revolução dos Cravos, no dia 25 de abril de 1974, ficou conhecida como o Dia da Liberdade. Quando os portugueses puseram fim à ditadura de Salazar. Já nos Estados Unidos, Anna Jarvis (a fundadora do Dia das Mães) usou o cravo rosa como o símbolo das mães vivas, com o cravo branco sendo o símbolo das mães já falecidas.

Cravo e canela

No Brasil, o romance Gabriela, Cravo e Canela se tornou extremamente popular após a sua publicação em 1958. De autoria de Jorge Amado, a trama do livro se passa na cidade de Ilhéus, com uma agitada vida noturna fomentada por bordéis e bares.

O romance foi adaptado para a televisão e para o cinema várias vezes.

Cravo-da-índia

O Syzygium aromaticum, também conhecido popularmente como cravinho e cravo-da-índia, é uma árvore da Indonésia (mais precisamente das Ilhas Molucas), mas também cultivado em Granada (Espanha) e na ilha de Madagascar.

Durante a época dos Descobrimentos, tornou-se uma das especiarias mais procuradas pelos europeus. Sem demora, o cravo-da-índia logo passou a ser uma das commodities mais rentáveis da época. O botão da sua flor é seco e depois pulverizado para ser utilizado na culinária e na fabricação de medicamentos, como na odontologia - já que seu óleo possui importantes propriedades antissépticas.

Instrumento musical

Por fim, cravo ainda pode ser o nome de um instrumento musical de cordas e teclado originário da Alemanha. Seu nome germânico, Flügel, vem devido ao seu formato de pássaro.

O cravo foi usado com muita popularidade como instrumento solista em orquestras entre os séculos XVI e XVIII. Depois de 1750, o cravo foi substituído pelo instrumento conhecido como forte-piano.

O significado de Cravo está na categoria Significados